Instabilidades começam no Paraguai e avançam sobre todas as regiões do estado durante o dia
O dia começou com céu relativamente “limpo” em Mato Grosso do Sul. Mas, informações da Climatempo já adiantam que toda essa estabilidade não deve permanecer sobre o estado. Isto porque a baixa pressão sobre o Paraguai avança e favorece a formação de instabilidades nesta quinta-feira (19) em MS, trazendo altos índices chuvosos em todas regiões.
Os maiores acumulados estão previstos para as regiões sul, centro-sul e leste e nordeste, onde há alerta para temporais. Em 10 municípios em especial, o “molhaceiro” deve ser um pouco mais intenso. Veja o ranking:
1º lugar: Porto Murtinho com 33 mm;
2º lugar: Paranhos com 26 mm;
3º lugar: Sete Quedas com 23 mm;
4º lugar: Bodoquena com 17 mm;
5º lugar: Dois Irmãos do Buriti com 16 mm;
6º lugar: Corguinho com 16 mm;
7º lugar: Aral Moreira com 16 mm;
8º lugar: Maracaju com 15 mm;
9º lugar: Costa Rica com 15 mm;
10º lugar: Caracol com 15 mm.
Temporal
As características dessas chuvas trazem uma tendência de temporais, com presença de raios, trovoadas e ventanias até 90 km por hora. No entanto, não se apresentam de forma contínua, mas sim em episódios pontuais.
As chuvas iniciam ao longo da manhã e se estendem até o início da noite. Os ventos também se mostram intensos, com média entre 40 km e 50 km por hora, mesmo nos períodos que não apresentam chuvas.
Sensação térmica
As máximas hoje em Campo Grande chegam aos 30 ºC e a sensação de tempo abafado segue presente no estado.
Próximos dias
Na sexta-feira (20) a previsão também é de chuvas intensas em todo o estado. Isso acontece porque vai haver uma baixa pressão entre o Paraguai, São Paulo e Santa Catarina. O fim de semana, mesmo com a chegada do verão no sábado (21), deve ser carregado e continua marcado pelas chuvas.