Capital é a única cidade brasileira a receber o título de “Tree City of the World” por seis anos consecutivos, se destacando pela arborização e preservação ambiental.
A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, recebeu pela 6ª vez o título de “Tree City of the World” (Cidade Árvore do Mundo). A cidade é a única do Brasil a receber o reconhecimento por seis anos consecutivos.
O prêmio foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Fundação Arbor Day, para reconhecer quem se compromete a cultivar e a manter florestas urbanas.
Para conquistar o título de cidade mais arborizada, as cidades devem atender a critérios rigorosos, como a existência de um órgão dedicado à gestão das árvores, a criação de leis específicas para o manejo da arborização, a realização de eventos de conscientização e investimentos contínuos em plantios e manutenção.
Título
O doutor em biologia José Milton Longo esclarece que o título de uma das cidades mais arborizadas do mundo não tem relação apenas com a quantidade de árvores existentes na cidade e sim com a forma como a cidade planeja, realiza e mantém a gestão de suas florestas urbanas.
A arborização urbana traz benefícios para a população, como a redução das ilhas de calor, a melhoria da qualidade do ar e a promoção do bem-estar físico e mental. A participação da comunidade tem sido essencial, com mutirões de plantio e iniciativas de adoção de áreas verdes em diferentes bairros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/4/hoxpUHTOi0yG4SyPnd3g/whatsapp-image-2025-03-11-at-21.36.58.jpeg)
Campo Grande é hexa em título de Tree City of the World — Foto: Prefeitura de Campo Grande