O serviço de delivery, que se tornou essencial para bares e restaurantes durante a pandemia, vem perdendo espaço no setor de alimentação fora do lar.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a fatia de estabelecimentos que operam com entregas caiu de 78% em 2022 para 71% em 2025.
A retração reflete mudanças no comportamento do consumidor, que tem voltado a frequentar os salões dos estabelecimentos, considera Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Entre os empresários que deixaram de operar com delivery, 32% apontam a falta de viabilidade financeira como principal motivo. Outros 30% dizem estar avaliando a possibilidade, enquanto 27% citam dificuldades estruturais, como a falta de espaço para conciliar salão e entregas. Além disso, 24% alegam não ter estrutura própria para entregas e não desejam contratar serviços terceirizados.
APP
Mesmo com a leve retração do serviço, os pedidos feitos por WhatsApp têm ganhado espaço e já representam 26% do faturamento com entregas, segundo a pesquisa da Abrasel. A penetração do app no setor chega a 63%, ainda atrás dos marketplaces, como o iFood, que concentram 78% dos pedidos.
No faturamento total das entregas, os marketplaces dominam com 54%, seguidos pelo WhatsApp (26%), aplicativos ou sites próprios (12%) e pedidos por telefone (8%).