Equipes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) iniciaram na noite desta quarta-feira (29) a sinalização horizontal no trecho das rotatórias Joaquim Murtinho/Ceará e Joaquim Murtinho/Eduardo Elias Zahran, onde está sendo feita uma intervenção para reordenar o trânsito na região, por onde circulam diariamente 68 mil veículos. É mais uma etapa do projeto de readequação que em até 30 dias deve estar concluído.
Segundo o presidente da Agetran, Janine Bruno, já foi feito o cabeamento dos conjuntos semafóricos, instalados parte dos 38 porta-focos programados e o passo seguinte, depois de feita a sinalização de faixas, é a instalação de placas (a sinalização vertical).
A parte de infraestrutura está praticamente concluída. As alças de acesso foram feitas e o recapeamento da Rua Joaquim Murtinho, no trecho entre as duas rotatórias, concluído. As readequações dos canteiros também foram feitas, falta agora a urbanização com o plantio de grama e aplicar novo pavimento em um trecho de 70 metros.
Segundo o diretor-geral da Agetran, Janine Bruno, o cronograma da obra (iniciada em novembro) deve ser prolongado, porque durante o período de execução choveu bastante, houve a pandemia do coronavírus com a decretação da quarentena que interrompeu por duas semanas quase todas as atividades (inclusive as obras públicas), além do surgimento de intercorrências, que são normais, quando se faz escavação e terraplanagem onde já havia estrutura de drenagem, tubulação de água e esgoto.
Alças de acesso
Com a conclusão das obras de infraestrutura nas duas rotatórias, quem passa pela região consegue entender como as intervenções vão melhorar o fluxo de veículos. Na rotatória onde a Avenida Zahran termina e se encontra com a Joaquim Murtinho, ampliou-se a alça de acesso, o canteiro central avançou quatro metros para instalação do conjunto semafórico com 15 porta-focos que regularão os fluxos, mantendo todas as conversões.
Segundo os técnicos da Agetran, a maior diferença será sentida por quem vem pela Zahran e quer seguir em frente para alcançar a Rua Ceará. Ao invés de esperar uma brecha no fluxo de veículos que vinha da Joaquim Murtinho e seguia rumo à saída para Três Lagoas, com os semáforos, só vai esperar até a próxima abertura do sinal que será ajustado em tempo real.
Na confluência da Ceará/Joaquim Murtinho, a rotatória foi removida, substituída por alças de acesso (que terá um conjunto semafórico com 23 semáforos para garantir todas as conversões). Uma das alças, cortando ao meio a antiga rotatória, melhora o acesso ao centro da cidade (pela Joaquim Murtinho) para quem vem da Zahran ou da saída para Três Lagoas.
Sinalização modernizada
Paralelamente ao reordenamento do trânsito, na rotatória com a Rua Joaquim Murtinho, a Agetran modernizou toda a sinalização semafórica da Avenida Eduardo Elias Zahran até a confluência com as avenidas Calógeras e Costa e Silva. Foram instalados dois novos semáforos (cruzamento com as Ruas Cayova e Luiz Dódero), proibida a conversão a esquerda nos cruzamentos com a Antônio Correa e Senador Ponce (exigindo que os condutores façam o laço de quadra para ter o acesso a estas vias).
Todos os semáforos receberam câmeras para contagem do fluxo de veículos e novos controladores. Quando a fibra óptica tiver sido instalada até a sede da Agetran na Avenida Gury Marques, será instalada uma central de monitoramento que poderá ajustar o tempo dos semáforos em tempo real desde a rotatória da Ceará com a Joaquim Murtinho, viabilizando a onda verde.
Paralelamente, já está sendo implantado o projeto de modernização dos semáforos da Avenida Elias Zahran, onde está prevista a implantação de fibra óptica, que vai possibilitar o sincronismo dos equipamentos, com a instalação de novos controladores. Isso permitirá (quando houver uma central de monitoramento na Agetran) o ajuste praticamente online do tempo dos sinais, conforme o maior ou menor fluxo de veículos.
O semáforo em três tempos da Zahran com a Avenida Três Barras já está ajustando para funcionar em tempo real. Assim, quando não houver veículos se aproximando em dois dos três sentidos, o sensor vai detectar a aproximação e um veículo e vai liberar o “verde“ em até 7 segundos para quem vem no terceiro sentido. No caso de quem vem pela Três Barras, se não houver veículos subindo, descendo ou fazendo conversão a esquerda na Zahran, não encontrará o sinal vermelho para entrar na Zahran ou seguir em frente pela Rua Professor Dona Virgilina.
Intervenção
Desde 2017, esta é a terceira intervenção em rotatórias promovida pela Prefeitura. Eram locais que registravam congestionamentos até a implantação do projeto de semaforização desenvolvido pela Agetran.
Nesta região onde está em execução o projeto de reordenamento viário, o volume de tráfego, de 68 mil veículos, é maior que o registrado nas rotatórias das avenidas Mato Grosso/ Nelly Martins (38 mil veículos/dia) e da Interlagos com a Gury Marques (44 mil veículos/dia), que receberam semaforização. As próximas intervenções serão nas rotatórias das avenidas Tamandaré/Euler de Azevedo (principal acesso à UCDB) e das avenidas Três Barras com José Nogueira Vieira. Foto: Glenda Gabi