A Prefeitura de Campo Grande está capacitando os trabalhadores do transporte coletivo para enfrentar o novo coronavírus (Covid-19). O projeto é realizado por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito e da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
O Sest/Senat desenvolveu o projeto “Transporte em ação, todos pelo coletivo”, que está dividido em duas etapas. A primeira é o curso de “Biossegurança no Enfrentamento ao Coronavírus”, que está sendo aplicado nesta quinta-feira (2), por profissionais do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest Regional), aos trabalhadores do Consórcio Guaicurus que atuam diretamente nos terminais de ônibus.
No curso, os profissionais estão sendo orientados a respeito da Covid-19, sobre os cuidados gerais e abordagem que devem fazer com as pessoas nos terminais de ônibus. A ideia é que os funcionários do Consórcio tenham entendimento da doença para orientar as pessoas.
Para isso, eles vão aprender como medir a temperatura corporal dos usuários e identificar alterações. Caso seja constada temperatura alterada, as pessoas serão comunicadas sobre as medidas que deverão ser tomadas, como procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa e fazer a consulta médica, e caso necessário, o exame da Covid.
Também serão passadas informações sobre etiqueta respiratória, uso correto da máscara, lavagem correta das mãos e sobre o isolamento social.
Para a Agência Municipal de Transporte e Trânsito, esse treinamento é muito importante, porque é dentro do sistema de transporte coletivo, tanto nos terminais como nos ônibus, onde mais passa pessoas diariamente.
A capacitação objetiva ajudar a identificar quem está com os sintomas e direcioná-la para a rede municipal de saúde, protegendo cada vez mais as pessoas da nossa cidade.
Em uma segunda etapa, o projeto irá capacitar todos os profissionais do Consórcio Guaicurus com a webinar “Combate à Covid – cuidados com seu passageiro”. A aula digital será dada a partir da próxima quarta-feira e todos os trabalhadores do sistema de transporte coletivo deverão participar.
O objetivo, assim como na primeira etapa, é que os profissionais sejam treinados para dar mais segurança para os usuários.
Além disso, o Consórcio Guaicurus está alertando as pessoas sobre as medidas de segurança, como o uso da máscara de proteção, por meio de publicidade nos ônibus. Vários veículos já estão em circulação com a busdoor.
Da redação
Foto: PMCG/Divulgação