Onda de frio mata 26 pessoas, atrasa vacinação e deixa milhares sem energia nos EUA

Uma tempestade extrema de inverno matou pelo menos 26 pessoas nos Estados Unidos, deixou milhões de americanos sem energia elétrica e atrasou a campanha de vacinação contra o coronavírus em algumas regiões. A previsão do tempo prevê que o gelo e as baixas temperaturas podem continuar em alguns dos estados mais atingidos pela nevasca.

“Faixas de 1,27 cm (meia polegada) de gelo serão possíveis” nos próximos três dias para áreas do Texas ao Mississippi e até a Virgínia, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS). “Todos os perigos climáticos severos serão possíveis, incluindo alguns tornados” do Panhandle da Flórida às Carolinas na quinta-feira (81), disse o NWS.

As tempestades ocorrem nas planícies do Sul e continuarão a se desenvolver à medida em que empurram o clima de inverno para o Nordeste.

No Texas, as temperaturas começarão a se elevar apenas no fim de semana, com crescimento moderado para o resto das regiões que foram afetadas pelas temperaturas frias, disse o meteorologista Michael Guy.

Além do Texas, outros estados que têm histórico de ‘inverno ameno’ foram afetados pela tempestade: Oklahoma, Mississippi e Kentucky. Entre os mortos, estão inclusos pessoas que morreram em um acidente com monóxido de carbono e um motorista que bateu em um veículo limpa-neve.

Muitos dos que enfrentam as temperaturas extremas estão entre os quase 3,5 milhões de americanos que ainda estão no escuro, de acordo com a PowerOutage.US, organização que monitora e agrega dados relacionados à falta de energia nos EUA.

Com a demanda por eletricidade na maior “alta de todos os tempos”, Nova Orleans teve que se preparar para paralisações de energia até meia-noite de quarta-feira, de acordo com o NOLA Ready, a campanha de preparação para emergências da cidade de Nova Orleans.

No estado com quase 3 milhões das interrupções de energia no país, o diretor executivo do Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (ERCOT), Bill Magness, disse que não sabe ao certo quando a energia poderá retornar aos clientes.

“Não podemos nos permitir cair em uma situação em que, agindo prematuramente – odeio dizer isso porque foi um evento tão longo -, mas agindo prematuramente para fechá-lo completamente, acabamos naquele blecaute que poderia por último, você sabe, um período de tempo indeterminado “, disse Magness.

Carros cobertos pela neve após tempestade no Texas (EUA)
Carros cobertos pela neve após tempestade no Texas (EUA) / Foto: Reuters

Junto com interrupções, o clima severo trouxe destruição, ferimentos e mortes.

Tulsa, em Oklahoma, registrou mais de 100 quebras de tubulação de água e linhas de serviço devido às condições climáticas, de acordo com o Waterline Break Board no site da cidade de Tulsa.

“Quebras de linha de água em Tulsa estão criando condições perigosas”, tuitou a Polícia de Tulsa com a foto de um carro patrulha estacionado que ficou preso quando uma linha de água quebrou e a água congelou ao redor das rodas do veículo.

Na segunda-feira, 123 pessoas foram hospitalizadas em todo o estado com ferimentos relacionados ao clima.

As autoridades alertaram os moradores que as condições tornam as estradas traiçoeiras, e incidentes de trânsito mortais foram relatados.

Uma pessoa em Medina County, fora de Cleveland, foi morta quando atingiu um limpa-neve com seu veículo, anunciou o Diretor de Transporte de Ohio, Jack Marchbanks, na terça-feira (16).

De acordo com o diretor, 11 limpa-neves foram atingidos em Ohio apenas nas últimas duas semanas, em comparação com oito atingidos no inverno passado. “Portanto, é muito traiçoeiro lá fora”, disse Marchbanks.

Na Carolina do Norte, o maior sistema meteorológico produziu um tornado que atingiu o condado de Brunswick na segunda-feira, matando três pessoas e ferindo outras 10, disseram as autoridades.

“Recebemos um aviso mínimo”, disse Edward Conrow, diretor de serviços de emergência do condado de Brunswick a repórteres em uma entrevista coletiva na terça-feira. “Recebemos um alerta de tornado do Serviço Nacional de Meteorologia que foi transmitido, mas naquela época a tempestade já estava no solo, causando danos”.

Os riscos climáticos também causaram obstáculos na batalha do país contra a pandemia do coronavírus.

Estados que vão do Colorado à Geórgia atrasaram seus embarques ou compromissos de vacinação devido às condições climáticas.

Os impactos em um centro de distribuição de vacinas no Tennessee atrasarão o envio de doses para o Colorado e outros estados, de acordo com o Colorado State Joint Information Center. Ohio esperava embarques diretamente da Pfizer e Moderna, que serão adiados de um a dois dias devido à severidade do clima, disse o governador Mike DeWine na terça-feira.

Muitos provedores de saúde na Geórgia estão reagendando suas consultas de vacinação devido aos atrasos, mas quando eles podem reacenda-las dependerá de quando os embarques serão retomados, o que pode acontecer na próxima semana, disse o Departamento de Saúde Pública da Geórgia na terça-feira.

As vacinas que estão sendo entregues em Illinois serão direcionadas ao seu “local de recebimento, armazenamento e estágio de estoque nacional estratégico” em antecipação a tais atrasos, de acordo com um comunicado à imprensa estadual.

Texas foi um dos estados mais afetados pela neve nos EUA
Texas foi um dos estados mais afetados pela neve nos EUA / Foto: Reuters

O Texas sofreu o pior da tempestade, e muitos estão sofrendo com as baixas temperaturas, sem energia para aquecer suas casas.

A prefeita de Fort Worth, Betsy Price, disse na noite de terça-feira que ela ficou sem energia ou água por cerca de 38 horas.

“A temperatura caiu para uma baixa recorde na noite passada, dois graus abaixo”, disse Price. “Então, está realmente frio e aqui é o Texas, no norte do Texas. Não temos esse tipo de clima. As pessoas nem sempre têm roupas para isso e certamente não dirigem muito bem nele.”

“Se as pessoas têm vizinhos que sabem que não têm aquecimento e talvez tenham, ofereça-se para acolhê-los, vamos cuidar uns dos outros, vamos tentar fazer a coisa certa ajudando, compartilhando o que temos”, pediu o prefeito moradores. Price diz que a cidade tem recursos para abrir mais abrigos, se necessário, e vai avaliar a situação hora a hora.

Para os moradores que estão sem teto e não podem ser atendidos por abrigos, Waco, Texas, está oferecendo 15 quartos de hotel por seis noites, disse o prefeito Dillon Meek.

“Esta não é uma solução sustentável, mas ajuda a evitar que pessoas vulneráveis se abriguem em temperaturas de um dígito.”

 

Informações: CNN Brasil / Fotos: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *