Policiais Ambientais de Costa Rica foram acionados por ribeirinhos do rio Sucuriú, moradores do município de Paraíso das Águas, que informavam sobre a mortandade de peixes, que estavam às margens e boiando no rio. A equipe Policial foi ao local, constatou que as denúncias eram verdadeiras e trabalhou entre os últimos dia 12 e 13 de julho na tentativa de localizar a causa das mortes.
Os policiais Militares Ambientais percorreram toda a extensão fluvial afetada e verificaram, que a maior parte foi na represa de uma pequena Central Hidrelétrica (PCH). Um número considerável de peixes, já estava em estado de putrefação. A equipe solicitou a presença da equipe do laboratório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), que realizou coleta de peixes e da água para análise no dia 12.
Os Policiais Militares Ambientais permaneceram em diligências no local para tentar localizar a causa da mortandade, ouvindo pessoas, porém, não conseguiu definir o que poderia ter provocado a morte do pescado. A equipe contou em torno de 80 peixes mortos, todos de espécies exóticas e não nativas da bacia, tais como, tucunaré, tilápia e corvina.
Foto: PMA MS