CAMPO GRANDE INICIA ATENDIMENTOS DE PROGRAMA PIONEIRO EM MS QUE VAI AGILIZAR CONSULTAS COM ESPECIALISTAS

A Prefeitura de Campo Grande iniciou, nesta terça-feira (07),  na Unidade de Saúde da Família (USF) Moreninhas, os atendimentos do Programa Municipal de Teleinterconsulta, pioneiro na rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul, que tem por objetivo facilitar o acesso da população a consultas com especialistas com o uso da tecnologia.  A teleinterconsulta é um modelo de atendimento virtual que permite que médicos, em diferentes localidades e de diferentes especialidades, possam se comunicar para tratar o caso de um mesmo paciente.

Para o prefeito Marquinhos Trad, o programa irá beneficiar diretamente à população, que terá acesso facilitado a um atendimento especializado, além de contribuir para desafogar as unidades de saúde.

“Certamente a nossa população ganhará, e muito, com este programa, pois sabemos que existe uma demanda muito grande e, muitas vezes, o atendimento não ocorre dentro do tempo esperado. Portanto, este suporte contribui para que a gente consiga dar condições para que os pacientes recebam o melhor atendimento possível.  Nós somos defensores do SUS e acreditamos que é possível sim dar uma assistência de qualidade a quem precisa”, diz.

Um dos objetivos do programa é qualificar os encaminhamentos da Rede de Atenção Primária para a Rede de Atenção Especializada, por especialidade. Os profissionais de saúde através de web conferências utilizarão estratégias de atendimento compartilhado, entre paciente, médico da unidade de saúde e especialista, sendo o principal diferencial.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que com a implementação do programa será possível agilizar o diagnóstico, tornar os tratamentos aindamais precoces e eficientes, além de melhorar o tratamento dos pacientes dentro dos territórios.

“Este programa oportunizará uma melhor assistência aos pacientes e resolutividade na atenção básica, pois este paciente não precisará entrar numa fila para conseguir o atendimento com  o especialista. Outro fator importante é a qualificação dos profissionais que estão nas unidades por meio desta troca de experiência,uma vez que eles acabam absorvendo o conhecimento através dessa interação com os especialistas”, diz.

O programa prevê ainda a qualificação dos encaminhamentos para a atenção especializada, diminuição do tempo de espera para o atendimento especializado presencial, atuando na queda da demanda reprimida, nos deslocamentos dos usuários, reduzindo gastos com transporte.

A USF Moreninha foi escolhida para iniciar o programa e outras oito unidades que integram o Laboratório de Inovação da Atenção Primária (INOVAAPS) devem ser contempladas nas próximas etapas.  A expectativa é, futuramente, expandir o serviço para as 72 unidades de saúde que compõem a Atenção Primára.

Neste primeiro momento, os profissionais da unidade irão contar com suporte de cardiologistas e a proposta é ampliar a oferta para 19 especialidades, como alergia e imunologia, angiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, hematologia, infectologia, mastologia, pneumologia, neurologia, oftalmologia, psiquiatria, urologia, entre outras.

Existe a expectativa ainda de expandir também o atendimento aos pacientes acamados através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e dar suporte às unidades de urgência e emergência, entre outros, além do apoio ao tratamento dos pacientes provenientes do interior do Estado.

A implantação do Programa Municipal de Teleinterconsulta  é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o Laboratório de inovação na atenção primária à saúde (INOVAAPS) e o Laboratório de inovação tecnológica em saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS).

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