Em busca de matéria prima e melhoria de produção, comitiva paraguaia visita projetos voltados ao agronegócio em Campo Grande 

Ativando o acordo de cidades irmãs firmado entre Campo Grande e Concepción, os técnicos da Sidagro apresentaram, nesta quinta-feira (31), à comitava paraguaia, os projetos voltados ao agronegócio. O grupo visitou a Ceasa (Centrais de Abastecimento de MS), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Incubadora Municipal Norman Edward Hanson no Santa Emília, e a horta educativa localizada no mesmo bairro.

Depois das visitas, a equipe e o governador de Concepción, Edgar Lopez foram recebidos pelo Prefeito Marquinhos Trad. “Uma das maiores alegrias que tenho recebido foi o carinho, o respeito, a consideração do povo paraguaio, um povo que ajudou a desenvolver e fazer crescer Campo Grande. Fomos recebidos pelo presidente do Paraguai que com respeito e fineza abriu as portas do seu gabinete para nos receber e explicar tudo o que estava sendo feito pelo seu governo para consolidar a Rota de Integração Latino-Americana, que vai gerar empregos, desenvolvimento e, acima de tudo, incentivo para aqueles que produzem, e agora abrimos as nossas portas para eles”.

Em Concepción há mais de 20 mil produtores entre pequenas propriedades e agricultura familiar, além de cooperativas, e no departamento eles produzem sementes como amendoim gergelim, além de alho, feijão e abacaxi.

Explicando a importância da visita, o governador de Concepción, Edgar Lopez, elogiou os projetos da Capital. “Muito contente em vir a Campo Grande em uma visita oficial, ativando nossa relação de irmandade. Somos um departamento que está crescendo e já estão sendo instaladas grandes indústrias como a Paracel, Cecon e o Marfrig, assim estamos em busca de matéria prima que podem ser adquiridas de Mato Grosso do Sul, além disso buscamos melhorar a nossa produção e comercialização para a agricultura familiar. E para o MS temos o porto Baden que pode viabilizar o escoamento da produção via RILA com a Rota via Concepción e posteriormente pela Rota Bioceânica”.

Parcerias

Em fevereiro deste ano o prefeito Marquinhos Trad assinou em Assunção, no Paraguai, um Memorando de Entendimento entre o Município de Campo Grande e o Ministério de Indústria e Comércio da República do Paraguai, a fim de aproveitar os benefícios gerados pela Hidrovia Paraguai-Paraná, e consolidar a Rota de Integração Latino Americana – RILA. O encontro aconteceu na sede do governo do Paraguai, Palacio de López, onde a comitiva de Campo Grande foi recebida pelo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e pelo ministro do Comércio do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni.

Ainda em Campo Grande, a comitiva participou também, na noite dessa quarta-feira (30) de um Seminário sobre a RILA com ênfase em Integração cultural, turística e comercial que aconteceu na Associação Colônia Paraguaia. As agendas foram acompanhadas pela Deputada Estadual Sirma Espinoza, do Secretário de Agricultura Adriano Munhoz, Secretaria de relações exteriores Sisinia Silva, membros de Concepción e de Campo Grande do Secretário da Sidagro Rodrigo Terra, dos superintendentes João Duarte e José Eduardo Santos, e dos gerentes Paulo Cesar Fialho e Luan Argemon.

Foto: PMCG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *