No atual cenário econômico do país, muitas pessoas se deparam com dificuldades de recolocação no mercado de trabalho, e a maioria é por falta de qualificação. Pensando nessas pessoas, após quase 7 meses de dificuldades na realização de cursos, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), por meio da Casa de Qualificação, reiniciou nesta segunda-feira (5.8), com 560 inscritos, seis cursos iniciais (Atendimento de Qualidade, Auxiliar Administrativo, Desenvolvimento Pessoal, Educação Financeira, Amigurumi e Cabeleireiro Básico), nos arcos ocupacionais Administrativo, Artesanatos e Beleza.
No intuito de dar respostas rápidas e práticas a esta carência de mão de obra qualificada, a Funtrab propõe a realização de cursos básicos de curta duração, o que pode ser um upgrade na carreira do trabalhador, que pretende adquirir maior conhecimento em curto período de tempo, bem como o baixo custo para os cofres públicos do Estado assim como outras formas alternativas de geração de renda, contribuindo com o fortalecimento da economia do Estado.
“Hoje entramos num novo tempo na Casa de Qualificação Profissional, com o incentivo direto do nosso diretor-presidente Enelvo Felini, que não tem medido esforços em buscar parcerias, e estamos felizes como equipe por atender a população diretamente. O Mato Grosso do Sul, responsável como demandante de qualificação social e profissional e empenhado em resgatar a mão de obra qualificada e ao mesmo tempo promover a melhoria da qualidade de vida da sua população, não medirá esforços em continuar investindo nos cursos de qualificação,” comemora a coordenadora de Qualificação da Funtrab, Pollyaneh de Oliveira.
Com a presença da secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, Enelvo Felini enfatiza a preocupação do Estado em manter o 1º lugar no acumulado do ano na geração de empregos formais (de junho/2018 até junho/2019, segundo dados do Caged). ”O objetivo do Governo do Estado é qualificar o trabalhador, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e isto está fazendo com que as pessoas estejam cada vez mais preparadas para essas mudanças que ocorrem quase que diariamente. A qualificação profissional surge como uma ferramenta fundamental para as pessoas que almejam conquistar sucesso em sua carreira profissional. Nunca é tarde para buscar o saber”, pontua o diretor-presidente.
Casa de Qualificação
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), vinculada à Sedhast, criou a Casa de Qualificação em 10 de dezembro de 2015, situada à Rua 7 de setembro, 912 (entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, no centro), cujo público é direcionado aos desempregados e/ou empregados sob risco de desocupação; trabalhadores beneficiários do Seguro-Desemprego; trabalhadores beneficiários dos programas sociais; jovens que buscam emprego, ocupação e renda; empreendedores, artesãos e autônomos. A idade mínima é de 16 anos completos e a escolaridade de acordo com a exigida na ementa de cada curso.
O projeto surgiu diante da necessidade de qualificação social e profissional dos trabalhadores do Estado. A intenção é de aumentar as possibilidades de inserção e promover a reinserção dos trabalhadores no mercado do trabalho e outras formas de geração de trabalho e renda; aperfeiçoar e atualizar conhecimentos de novas tendências e tecnologias de atividades no mercado do trabalho.
Cláudia Yuri – Fundação do Trabalho de MS (Funtrab)
Foto: Luiz Valney (Xuxa)