Quem tem a partir de 20 anos já pode tomar 2º reforço da vacina contra a Covid na capital de MS

A partir desta sexta-feira (25), pessoas com 20 anos de idade ou mais e que receberam o primeiro reforço da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses poderão ir até as unidades de saúde referenciadas para tomar suas segundas doses. A medida de ampliar o público visa tentar reduzir os riscos de um novo pico de casos da infecção em decorrência da variante BQ.1. 

Mesmo ainda não tendo sido isolada em Campo Grande, acredita-se que ela já deve estar em circulação, uma vez que estados como São Paulo e Rio de Janeiro, destinos frequentes de quem mora em Campo Grande e no interior, já confirmaram a presença da variante do vírus.  

“Isolar a variante é só uma questão de tempo, porque sabemos que, com a facilidade de voos, principalmente, ela já deve estar circulando na cidade”, comenta a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo. Para ela, um reflexo disso é o aumento no número de atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios e na busca por testes de diagnóstico. 

A estratégia de aplicar o segundo reforço em toda a população até os 18 anos objetiva evitar que o cenário presenciado pela população entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano se repita. “Na época, tivemos uma crescente gigantesca no número de casos positivos, e uma positividade mais de 40% em um dos meses. Nesse momento cerca de 6,9% dos testes têm o resultado positivo, mas devemos permanecer alertas”, conclui a superintendente. 

Os locais de vacinação estão disponíveis em www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacina 

 

Foto: PMCG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *