Mutirão neste sábado no hospital São Julião pretende zerar fila de pacientes para atendimento de retinopatia diabética

Neste sábado (26), no hospital São Julião, um mutirão que irá zerar a fila de pacientes que aguardam por um atendimento para retinopatia diabética pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 800 pacientes que estavam aguardando pela consulta serão atendidos durante todo o dia. 

Agendados pelo Sistema de Regulação (SisReg) da Prefeitura Municipal de Campo Grande, os pacientes terão à disposição 15 profissionais especialistas em oftalmologia, que irão avaliar a condição clínica de cada um e qual o tratamento adequado para o caso. “Será feito o exame de fundo de olho, que irá indicar qual melhor tratamento, seja por medicação, laserterapia ou observação”, explica a médica Vanessa Barbieri, especialista em retinopatia diabética. 

Esta é uma das complicações mais comuns geradas por não haver um controle adequado da diabetes. Assim, os vasos sanguíneos que nutrem a retina passam a não funcionar de forma adequada, podendo provocar até perda completa da visão.  

Os atendimentos começarão às 06h, de acordo com os agendamentos realizados. Durante as consultas, caso perceba-se a necessidade de um tratamento mais avançado, o paciente será encaminhado para a terapia com raio laser, ou até mesmo cirurgia. Nos casos mais leves, o controle da doença pode resolver o problema na visão. 

“O Hospital São Julião já é referência no atendimento oftalmológico, e há uma urgência no tratamento da retinopatia diabética para correr contra o tempo e evitar, ao máximo possível que o paciente perca a visão, por isso a necessidade deste mutirão neste momento”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

 

Foto: PMCG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *