A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), realizou na madrugada desta terça-feira (31), o reforço da sinalização horizontal e vertical, no cruzamento das Avenidas Dinamarca e Souto Maior, no bairro Tijuca.

No local, as equipes reforçaram a pintura do pare horizontal e a implantação de placas de pare.

A Agetran ainda realizada um estudo de viabilidade quanto a necessidade da instalação de outros tipos de sinalização como redutor de velocidade e até semaforização. Para isso, a diretora Adjunta Andréa Figueiredo, explica que para a implantação de um conjunto semafórico, é necessário que sejam realizados estudos técnicos, bem como pesquisas de fluxo de tráfego para verificar se é a única intervenção ou outras medidas podem ser adotadas. Além da quantidade de veículos, também é avaliado o tipo de veículo (moto, caminhão, ônibus, carro) que passa no local, o número de acidentes, dentre outras coisas.

“Antes da implantação de um semáforo, de acordo com o Código de Trânsito, é necessário esgotar todas as alternativas de engenharia de tráfego existentes, tais como redutor de velocidade, reforço de sinalização, inversões de sentido de circulação, dentre outros, para enfim semaforizar um cruzamento”, reforça.

A Agetran realiza, em média, de 3 a 4 atendimentos por dia relacionados à pintura da sinalização, o que pode variar de acordo com a complexidade da tarefa, as condições climáticas e a extensão do trabalho. Já a implementação de placas gira em torno de 300 a 400 por mês.

Pedido de sinalização

A Agência ressalta que a população pode solicitar a implantação de sinalização por meio do canal 156.

O pedido é protocolado, a equipe faz os levantamentos necessários e havendo viabilidade técnica, é inserido na programação de atendimentos.

Fotos: PMCG