O relatório mensal da seca no estado foi divulgado pelo Cemtec, na quinta-feira (21)
Período marcado por um calorão extremo, novembro, teve chuva abaixo do esperado na maioria das regiões de Mato Grosso do Sul, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). O relatório mensal da seca no estado foi divulgado pela instituição, na quinta-feira (21).
Dos 46 municípios analisados pelo centro de monitoramento, 35 tiveram chuvas abaixo da média histórica. Entre as cidades estão Jardim, Bela Vista e até a capital do estado.
O município de Nhumirim/Nhecolândia, na região de Corumbá foi onde menos choveu. O acumulado foi de 29,2 mm no mês de novembro, representando 78% abaixo da média histórica.
Confira no gráfico:
Já nas regiões central e extremo sul do estado, as chuvas ficaram acima da média histórica, o que representou 100-125% acima da climatologia. Nestas regiões ocorreram os maiores acumulados de chuva, variando entre 120-240 mm. Já nas regiões sudoeste, sudeste e leste, as chuvas variaram entre 40-80 mm, representando 25-50% abaixo do que é esperado para o mês.
No total, 11 municípios tiveram chuvas acima da média histórica. O município com maior precipitação foi Bataguassu, com 315,6 milímetros de chuva acumulada em novembro de 2023, o que representa 137% acima da média histórica.
Chuva em Campo Grande
Conforme o Cemtec a chuva acumulada em novembro foi 45% abaixo da precipitação média histórica, em Campo Grande. O conceito é baseada nos dados climatológicos da estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Temperatura em MS
- A menor temperatura registrada foi 8,8 °C no dia 05 de novembro em Iguatemi.
- A maior temperatura registrada foi 43,4 ºC no dia 16 de novembro em Porto Murtinho.
- A menor umidade relativa do ar registrada foi de 8% em Coxim no dia 05 de novembro de 2023.
- A maior rajada de vento observada foi de 106,2 km/h no município de Dourados no dia 13 de novembro 2023.