A apuração dos votos foi realizada na tarde de quarta-feira (14)
A “Deixa Falar” é a escola de samba campeã do Carnaval 2024, em Campo Grande. O anúncio ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (14) no Teatro de Arena do Horto Florestal. Esta é a sexta vez que o grupo leva o primeiro lugar.
A escola foi vitoriosa em 2014, 2018, 2020, 2022 e 2023. Neste ano, o enredo “IGBAGBO” foi escolhido, e é uma palavra do dialeto Ioruba que significa “Fé”.
A inspiração do tema vem de uma frase da música “Andar com Fé”, do Gilberto Gil: “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma ‘faiar’”.
Segue abaixo a posição de todas as escolas de samba:
- 1º lugar – Deixa Falar | 178,1 décimos
- 2º lugar – Igrejinha | 177,7 décimos
- 3º lugar – Os Catedráticos | 177, 5 décimos
- 4º lugar – Unidos Do Cruzeiro | 176 décimos
- 5º lugar – Cinderela Tradição | 175, décimos
- 6º lugar – Unidos da Vila Carvalho | 175,7 décimos
“Muito bonito! Foi o maior [desfile] de todos os tempos, em número, em questão de investimentos financeiros por parte do Poder Público, em questão de estrutura. Então nós saímos desse Carnaval muito satisfeitos, felizes com todo o apoio, com todo o carinho da população que foi lá prestigiar as nossas escolas de samba e os nossos discípulos”.
Alan Catarinelli, presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande)
Escolas penalizadas
Das 7 escolas de samba, apenas a Cinderela, Catedráticos, Vila Carvalho e Unidos do Cruzeiro tiveram perda de pontos.
A Vila Carvalho, por exemplo, perdeu 2 pontos devido a 2 carros alegóricos não entraram na avenida. Segundo o presidente da Lienca, a regra consta no regulamento.
“Cada alegoria que não pôde participar da avenida, a escola perde um ponto por alegoria”, destaca.
Haviam rumores de que a Vila Carvalho seria desclassificada, mas a informação foi desmentida pelo presidente da Liga.
“De maneira alguma, de jeito nenhum. Não procede, porque o regulamento é claro: apenas foi penalizado por ponto, por não ter levado esse carro alegórico. Tem um outro [carro] que também não entrou, que também perdeu com ponto”, salienta Alan.
Corumbá
Com diferença de apenas um décimo da segunda colocada, a Império do Morro venceu os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Corumbá, neste ano, com 159,9 pontos. Major Gama (158,8) e A Pesada (158,4) completam o ranking das escolas mais bem colocadas da folia, na Cidade Branca.
Com o enredo “As emoções de um cantador pantaneiro” a Império do Morro encerrou a última noite de desfiles, nesta terça-feira (13), com 900 componentes divididos em 16 alas. Esta é a 34ª vez que a escola conquista o título.
Na Passarela do Samba, a escola retratou o encantamento e as inquietações provocadas pela exuberância do Pantanal, que é repleto de belezas naturais e traz em seu bioma um vasto arsenal de inspiração para música, arte, poema, sonhos e fantasia.
Em seu samba, a verde e rosa cantou com orgulho: “Sou pantaneiro, vou cantar, resgatar! Nossa essência: o Pantanal”.
Apuração dos blocos de Corumbá
Já entre os blocos, o Nação Zumbi foi o grande vencedor dos desfiles de Carnaval, em Corumbá pelo segundo ano consecutivo, com 79,7 pontos.
No sábado (10) de Carnaval, os integrantes do bando desfilaram na Passarela do Samba cantando o enredo “São Jorge, O Guerreiro Valente Que Cuida da Gente”.
Durante o desfile, os componentes do bloco mostraram a ligação que o santo católico tem com o samba e a música brasileira.
Em segundo lugar ficou o bloco Praia Bola e Cerveja com 79,3 pontos. “Sonhos são para os que se realizam, Luiz Martins: o sonhador que é realidade em Corumbá”, foi tema do Praia, Bola e Cerveja, neste ano.
Os 700 foliões do bloco homenagearam a trajetória de vida do empresário de turismo e hotelaria.
Em terceiro lugar ficou o bloco Bola Preta, com 79 pontos. O grupo teve a mesma pontuação do bloco Vitória Régia, mas venceu no desempate pelo quesito Melodia. Formado em 1969, o Bola Preta fez um passeio pela ‘Culinária Pantaneira’ em seu desfile.