O tributo ao artista inclui ainda show, com direito a músicas inéditas e um memorial com objetos pessoais dele
Uma estátua com 7 metros de altura será instalada no CLC (Circuito de Laço Comprido) em homenagem ao cantor e violeiro João Carreiro, que morreu em janeiro deste ano. O tributo ao artista inclui ainda show, com direito a músicas inéditas e um memorial com objetos pessoais dele.
O espetáculo “Comitiva JC – a viola nunca vai morrer” e as outras homenagens serão realizadas em junho deste ano, durante o 10º Brasileirão de Laço Comprido. Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (11), o diretor do CLC, Abeldes Junior, o Pitiço, lembrou que o CLC era a casa de João Carreiro.
“Ele escolheu o CLC para viver com a família, lá compôs e gravou suas músicas, então nada mais justo que homenageá-lo, durante o Brasileirão que neste ano completa 10 anos”, disse.
A estátua
O pintor, escultor e professor de artes Juvenal Irene, responsável por desenvolver o ‘Monumento do Peão’, em Barretos, foi contratado para criar e executar o projeto da estátua em homenagem a João Carreiro.
A estátua de João Carreiro deverá ter 7 metros de altura, feita em sólido de polímeros, carga mineral e fibra de vidro, com aparência de bronze azinhavrado a fogo por corrosão controlada.
O prazo de execução é de 4 meses e o custo total é de R$ 91.840,00
Show
Além da inauguração da estátua e memorial com objetos pessoais de João Carreiro, o tributo ao artista terá o show ‘Comitiva JC – a viola nunca vai morrer’, que vai reunir artistas que cantarão suas composições, inclusive inéditas. O show será no CLC, durante o 10º Brasileira e terá entrada gratuita.
O empresário Henrique Borges contou que esse era um sonho do João Carreiro. “João estava planejando realizar a ‘Comitiva JC’, levando as modas de viola para todo o Brasil, especialmente aqui para MS. Infelizmente, ele não pode realizar e agora nós temos essa missão”.
Borges explicou ainda que a grade de artistas está sendo montada. “Quando falamos com os artistas, todos, sem exceção, querem estar no projeto, mas dependemos de conciliar suas agendas para o show, acreditamos que no próximo mês já divulgaremos os primeiros nomes”.
O show terá músicas famosas do artista, além de gravações inéditas de composições que ele deixou. “João era um artista completo, que superou momentos difíceis por meio do amor da família, amigos e da sua música. Ele deixou um legado incrível para a música sertaneja raiz, com várias composições prontas, que farão muito sucesso e levarão seu nome a todos os cantos do Brasil”, ressaltou Henrique Borges.
Instituto João Carreiro
Outro projeto é a criação de um instituto para ensinar as crianças a tocarem viola. “João Carreiro queria que a viola atravessasse gerações, por isso a ideia de criar o Instituto João Carreiro, para ensinar essa arte para as crianças”, pontuou Borges, que informou também que os trâmites legais já estão em andamento.