Roer as unhas ou levar a caneta à boca não são recomendados
Roer as unhas, morder os lábios ou levar a caneta à boca. Chupar bala de hortelã para melhorar o hálito ou limão para evitar resfriados. Todos esses hábitos fazem parte da nossa rotina e parecem não oferecer risco algum.
Porém, a Dra. Tatiana Guzzo, especialista em estética do Instituto Bibancos de Odontologia, faz um alerta: “Qualquer um desses maus hábitos pode estragar os dentes e comprometer a beleza de um sorriso”.
Isso porque os hábitos citados acima podem provocar uma série de consequências aos seus dentes como: desgaste do esmalte, lábios rachados e, no extremo, problemas na oclusão (encaixe correto da arcada superior com a inferior), só corrigido com uso de aparelho.
Hábitos que comprometem a saúde dos dentes:
Roer unhas – Desgasta a ponta dos dentes, deixando-os mais sensíveis. E é capaz de provocar a redução do tamanho dos dentes, comprometendo a estética.
Caneta na boca – Mais do que desgastar os dentes, o movimento contínuo de alavanca provoca a “mordida aberta” (quando dentes superiores não tocam os inferiores).
Apertar ou morder os lábios – Além de machucar os lábios, altera a mastigação, a deglutição e a fala, deixando-os irritados e rachados.
Chupar limão – Pela característica extremamente ácida, a fruta, quando consumida pura e exageradamente, aumenta, em muito, as chances de erosão no esmalte dos dentes e de expor a dentina.
Chupar balas de hortelã – Passar o dia todo com uma bala na boca, muitas vezes parada embaixo da língua, pode queimar a mucosa e provocar uma lesão parecida com a afta.