Na Capital de Mato Grosso do Sul, esses flagrantes devem ser enviados para a Guarda Civil Metropolitana e a prefeitura
Você já flagrou alguém descartando lixo em um local inapropriado e ficou na dúvida sobre o que fazer? Saiba que existem canais onde é possível denunciar o descarte irregular de resíduos. Em Campo Grande, esses flagrantes devem ser enviados para a Guarda Civil Metropolitana e a prefeitura.
Como denunciar descarte irregular de lixo
Se você presenciar o descarte irregular de lixo, siga os passos abaixo para denunciar:
- Contate a Patrulha Ambiental da Guarda Municipal: ligue para o número 153 e informe o flagrante. A patrulha pode chegar ao local e flagrar o infrator.
- Identifique a placa do veículo: tente anotar a placa do veículo envolvido no descarte. A multa pode ser associada à documentação do veículo.
- Utilize o canal Fala Campo Grande: ligue para o 156 e envie a denúncia com fotos e vídeos. A equipe da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), junto com a Patrulha Ambiental e a Decat ( Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), investigará o caso.
Além das multas, que podem chegar a R$ 10 mil, em casos graves, o infrator pode ser preso por crime ambiental. Os valores das multas são destinados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente para práticas ambientais na cidade.
Ecopontos em Campo Grande
Para evitar o descarte irregular, a cidade conta com alguns ecopontos, onde materiais provenientes de pequenas reformas e podas de árvores podem ser descartados. Confira os endereços e horários de funcionamento:
- Ecoponto Panamá: Rua Sagarana, com Av. Professor José Barbosa Hugo Rodrigues
- Ecoponto Noroeste: Rua Piraputanga, esquina com Rua Guarulhos
- Ecoponto Nova Lima: Rua Pacajus, cruzamento com a Rua Galdino Afonso Vilela
- Ecoponto União: Av. Roseiras, esquina com Rua Carmem Bazzano Pedra
- Ecoponto Moreninhas: Rua Copaíba, entre Rua Antônio David Macedo e Amado Nogueira de Moraes
Os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h às 18h, e aceitam até 1 metro cúbico de resíduo por usuário.