Conheça uma alternativa à cafeína que fornece energia e pode combater demência

Um tipo de cogumelo rico em antioxidantes pode ajudar a reduzir a inflamação do corpo, além de melhorar o humor e disposição

A cafeína pode gerar alguns efeitos colaterais negativos, incluindo irritabilidade e ansiedade. Mas especialistas têm elogiado uma alternativa que pode ajudar a aumentar os níveis de energia e, ao mesmo tempo, proteger o cérebro contra demência.

De acordo com a coach de Saúde Nutricional Georgi Grogan, uma espécie específica de cogumelo tem se mostrado benéfica. É o cogumelo juba de leão, que é rico em antioxidantes, que podem ajudar a proteger as células de danos causados ​​por radicais livres.

Também pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, que está ligada a uma variedade de problemas de saúde, incluindo câncer e demência.

Ao Daily Express, a especialista explicou que o cogumelo juba de leão é conhecido por suas propriedades neuroprotetoras. Ele estimula a produção do fator de crescimento nervoso para melhorar a função cerebral. Isso pode levar à melhora do humor e à energia.

Benefícios do cogumelo superam os da cafeína

A cafeína pode causar picos rápidos e quedas subsequentes de energia, causadas pela liberação temporária de adrenalina, desidratação e picos de cortisol.

“No entanto, picos excessivos ou irregulares de cortisol devido ao consumo de cafeína podem contribuir para sentimentos de ansiedade, inquietação e eventual fadiga quando os níveis de cortisol caem”, explica a Grogan.

Por outro lado, o cogumelo juba de leão não causa picos de cortisol e promove energia estável e duradoura, o que o torna uma alternativa benéfica para vitalidade sustentada e clareza mental, segundo ela.

Além de ajudar nos níveis de energia, o cogumelo – que pode ser bebido na forma de café – também pode ajudar a proteger o cérebro contra a demência, segundo especialistas.

Estudos descobriram que os cogumelos juba de leão contêm dois compostos especiais que podem estimular o crescimento de células cerebrais chamadas hericenonas e erinacinas.

Estudos com animais também demonstraram que isso ajuda a proteger contra a doença de Alzheimer.

Um estudo de 2020 com pessoas com doença de Alzheimer leve descobriu que a suplementação com 1 grama de cogumelo juba de leão diariamente durante 49 semanas melhorou significativamente os resultados dos testes cognitivos.

 

Fonte: Catraca Livre / Foto: ayakochun@hotmail.com/DepositPhotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *