Objetivo do mestrado é proporcionar uma formação matemática aprofundada e relevante para a prática docente na Educação Básica
Professores de Matemática da Educação Básica têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, impulsionar sua carreira docente e contribuir ainda mais para a formação de seus alunos por meio da próxima edição do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (profmat). Em Mato Grosso do Sul, são 52 vagas disponíveis em quatro universidades.
A participação no Programa de Mestrado é exclusiva para os aprovados no Exame Nacional de Acesso (ENA) do Profmat. As inscrições para o exame estão abertas até as 17h (horário de Brasília) do dia 30 de setembro.
Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o programa oferece, ao todo, 1, 6 mil vagas distribuídas entre 106 instituições de ensino superior associadas em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, as vagas estão disponíveis em quatro universidade.
- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS): 12 vagas – Aulas às sextas-feiras, manhã e tarde.
- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): 9 vagas – Aulas às sextas-feiras, manhã e tarde.
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande: 13 vagas – Aulas às sextas-feiras, manhã e tarde.
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas: 18 vagas – Aulas aos sábados, manhã e tarde.
O Exame Nacional de Acesso (ENA) será realizado no dia 19 de outubro de 2024, das 14h às 17h (horário de Brasília). Os candidatos devem chegar até as 13h50 para garantir a entrada nas salas de exame. A prova consistirá em 30 questões de múltipla escolha, avaliando conhecimentos em áreas como aritmética, geometria, estatística e probabilidade, e álgebra.
Datas Importantes
Inscrições: Até 17h (horário de Brasília) do dia 30 de setembro
Impressão do Protocolo de Inscrição: De 1 a 4 de outubro
Data do Exame do Profmat: 19 de outubro, das 14h às 17h (horário de Brasília)
Publicação do gabarito do Exame: Até 21 de outubro
Divulgação das notas: Até 28 de outubro
Divulgação dos classificados em cada Instituição Associada: Até 8 de novembro
1º Período de matrículas (rede pública): Até 22 de novembro
Divulgação do remanejamento de vagas pela Comissão Acadêmica Nacional: Até 1 de dezembro
Divulgação dos reclassificados em cada Instituição Associada: Até 4 de dezembro
2º Período de matrículas (redes pública e privada): Até 20 de dezembro
O Profmat é um curso de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e credenciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
O objetivo do curso é proporcionar uma formação matemática aprofundada e relevante para a prática docente na Educação Básica, fornecendo aos professores habilidades e competências essenciais.
Processo Seletivo
O Exame Nacional de Acesso (ENA) será realizado no dia 19 de outubro de 2024, das 14h às 17h (horário de Brasília). Os candidatos devem chegar até as 13h50 para garantir a entrada nas salas de exame. A prova consistirá em 30 questões de múltipla escolha, avaliando conhecimentos em áreas como aritmética, geometria, estatística e probabilidade, e álgebra.
Inscrições e mais informações
Os interessados devem se inscrever no site do Profmat e pagar a taxa de inscrição de R$ 82. Outras informações podem ser consultadas no edital do ENA, disponível no mesmo site.
Bolsas de Estudo
Até 30% dos aprovados para a turma 2025 poderão receber bolsas, incluindo professores em estágio probatório ou com vínculo temporário.As bolsas concedidas no âmbito do PROEB (Programa de Pós-Graduação stricto sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica) seguirão os valores das demais bolsas de mestrado concedidas pela CAPES.
“A grande diferença é que, neste ano, professores que ainda estão em estágio probatório ou até mesmo os que possuem vínculo temporário são elegíveis para a percepção da bolsa, diferentemente do que ocorreu até o último edital, em que apenas professores do quadro permanente (efetivos) que já tivessem cumprido o estágio probatório podiam concorrer à bolsa”, explica o Coordenador nacional do PROFMAT, o professor Gustavo Araújo.
Outra novidade do edital deste ano, segundo Araújo, é que até o edital do ano passado, o número de matrículas destinadas a professores da Rede Privada era limitado a 20% do total de matrículas realizadas por professores da Rede Pública. No edital de 2025, essa porcentagem foi elevada para 30%”, informa.
O edital completo está disponível clicando aqui.