Operação contra suspeitos de tráfico de migrantes bolivianos para fábricas clandestinas em SP cumpre mandados em Corumbá

Segundo as investigações, essas pessoas eram levadas para trabalhar em confecções de roupas em condições análogas à escravidão.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (24) uma operação que investiga um grupo suspeito de tráfico de migrantes bolivianos ao Brasil.

Segundo a PF, esses bolivianos eram levados para trabalhar em fábricas clandestinas de roupas em São Paulo, em condições análogas à escravidão.

Estão sendo cumpridos 36 mandados de busca e apreensão e 16 medidas cautelares de proibição de deixar o Brasil, nas cidades de São Paulo, Guarulhos (SP), Belo Horizonte, Ribeirão das Neves (MG) e Corumbá (MS). A Justiça também determinou a suspensão das atividades em 26 empresas.

Mais de 70 trabalhadores são resgatados em operação contra trabalho escravo no Alto Paraná.

Investigação

A investigação aponta que as vítimas eram aliciadas na Bolívia, por meio das redes sociais e rádios on-line, com promessas de emprego no Brasil.

Normalmente, atravessavam a fronteira por Corumbá, no Mato Grosso do Sul. E depois eram levadas pela quadrilha para São Paulo, onde passavam a trabalhar nessas confecções em condições degradantes e durante jornadas exaustivas.

Essa operação conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Pública da União e do Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte: G1MS / Foto: Polícia Fexderal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *