Baixa umidade, temperaturas altas e ventos fortes devem marcar o fim deste mês
Em Mato Grosso do Sul, há um sol para cada um. A meteorologia prevê um clima muito mais quente para os próximos dias. Setembro ainda não acabou, e o calor persistente deve se manter na primeira semana de outubro.
Nesta segunda-feira (30), a Climatempo prevê o risco de “baixa umidade” para cidades da região sul do estado. A previsão indica índices de umidade relativa do ar entre 21% e 30%. A porcentagem ideal para o corpo humano é entre 50% e 60%.
Quanto às rajadas de vento, todo Mato Grosso do Sul está em “observação”. A previsão indica ventos de 40 a 50 km/h em todo o estado. A observação da Climatempo alerta para riscos de quedas de grandes galhos e movimentação de árvores.
Sobre o calor, a previsão do tempo indica temperaturas elevadas para os próximos dias. Os termômetros devem ficar 5 ºC acima da média.
Veja como ficará o tempo nas principais cidades de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira, abaixo:
- Campo Grande: máxima de 38 ºC e mínima de 27 ºC;
- Dourados: máxima de 38 ºC e mínima de 23 ºC;
- Corumbá: máxima de 40 ºC e mínima de 27 ºC;
- Ponta Porã: máxima de 36 ºC e mínima de 25 ºC;
- Três Lagoas: máxima de 40 ºC e mínima de 25 ºC.
Para os próximos dias, a previsão é de mais calor ainda. A combinação de ar quente e tempo seco, que predominou na semana passada, deve retornar, iniciando dias consecutivos de calor e umidade abaixo do ideal para a saúde humana.
Ainda segundo a Climatempo, o Centro-Oeste, o interior de São Paulo, Tocantins e o interior do Nordeste apresentarão temperaturas acima da média, entre 3 ºC a 5 ºC a mais do que o normal. Até a próxima sexta-feira (4), Corumbá deve atingir 42 ºC.