Chegada de massa de ar seco e quente, traz umidade abaixo da recomendada pela OMS
O sol chega forte e o céu marca poucas nuvens nesta segunda-feira (25) em Mato Grosso do Sul. Já no início da manhã, as temperaturas marcaram entre 23 °C e 24 °C na maioria do estado e, no decorrer do dia, a tendência é que alcance a máxima de 35 °C em Campo Grande, conforme informações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil).
Ar seco
O calor será acompanhado de baixa umidade do ar, que chega com uma massa de ar seco e quente no interior do país e atinge MS. Com isso, a umidade fica mais baixa em praticamente todo o Mato Grosso do Sul, mas sobretudo na região central.
O sul, oeste e leste também apresentam umidade baixa, com índices inferiores a 30% em períodos à tarde, o que representa metade do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
No extremo sul do estado, em municípios como Sete Quedas, Itaquiraí, Dourados e Ponta Porã, haverá a presença de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, ao longo do dia, que estão associadas à diferença de pressão entre o continente e uma baixa pressão que transita entre a Argentina e o Paraguai.
No extremo norte de MS, em municípios próximos de Mato Grosso e Goiás, há predomínio de sol, mas acompanhado de alta nebulosidade. O que resulta em cidades em céu nublado em Costa Rica, Cassilândia e Paranaíba.