Apesar das complicações, o quadro inflamatório pulmonar do Pontífice está evoluindo de forma favorável, segundo o boletim médico de quarta-feira
O Papa Francisco “dormiu bem” e “agora está descansando”, informou o Vaticano na manhã desta quinta-feira, duas semanas após o pontífice argentino, de 88 anos, ser internado com um quadro de pneumonia bilateral, após bronquite.
“O Papa dormiu bem ontem à noite e agora está descansando”, afirmou a Santa Sé em um breve comunicado, poucas horas depois de divulgar que o líder católico apresentou uma “leve melhora”. O Pontífice está hospitalizado na clínica Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, onde deu entrada com dificuldades respiratórias e bronquite, condições que posteriormente se agravaram. Pouco depois, o Vaticano anunciou que o Papa sofria de uma pneumonia nos dois pulmões, com um quadro clínico “complexo”.
No último fim de semana, sua saúde se agravou, causando preocupação no Vaticano e entre fiéis ao redor do mundo. Na terça-feira à noite, a Santa Sé confirmou que sua condição era “crítica, mas estável”.
Evolução
Apesar das complicações, o quadro inflamatório pulmonar de Francisco está evoluindo de forma favorável, segundo o boletim médico de quarta-feira. A leve insuficiência renal observada nos últimos dias também apresentou melhora.
Embora o prognóstico permaneça “reservado”, o jesuíta argentino, que não apareceu em público desde sua hospitalização, “permanece de bom humor”, de acordo com uma fonte do Vaticano, que também afirmou que ele é capaz de ficar de pé e comer normalmente.