Baixa imunização de crianças e gestantes deixa Sesau em alerta

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, fez um apelo à população, na manhã desta terça-feira, para a imunização contra a gripe. O motivo é a baixa cobertura da primeira faixa do grupo de risco em Campo Grande. Apenas cerca de 30% de crianças e gestantes foram até as unidades de saúde para aplicação da vacina. A meta está bem abaixo do estabelecido, mesmo a campanha, iniciada no dia 10 de abril, destinando 11 dias para imunização exclusiva deste grupo.

Conforme o último boletim divulgado pela Sesau, entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), a meta é imunizar 65.568, no entanto, apenas 19.189 foram vacinados, portanto, 29,26% de cobertura. Apesar do alvo ser de 10.296 gestantes, apenas 3.170 foram vacinadas, logo 30,79% de cobertura.

“Foi muito baixo dentro do que a gente esperava. Então a gente faz um apelo a comunidade para se vacinar. Por que é o tipo de situação que não dá para gente pagar para ver. A vacina é segura. É a única maneira que a gente tem de se prevenir”, ressaltou o secretário.

Entre os dias 10 de abril, quando a campanha foi iniciada, e 21 de abril, as vacinas foram exclusivamente destinadas para este grupo. Desde o dia 22 de abril, houve ampliação para os demais grupos de risco.

São considerados membros do grupo de risco pessoas com mais de 60 anos, profissionais das forças de segurança e salvamento; trabalhadores da saúde; povos indígenas; professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.

DIA D

Conforme a Sesau desde o início da campanha, 35.721 pessoas, 16,26 % do público alvo, foram imunizadas. O Dia D da Campanha será no próximo sábado, dia 4 de maio. As 68 unidades de saúde da Capital ficam abertas para intensificar a vacinação.

› FONTE: https://www.correiodoestado.com.br/cidades/baixa-imunizacao-de-criancas-e-gestantes-deixa-sesau-em-alerta/352150/

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *