Sob risco de morte, Evo Morales já está exilado no México

Depois de renunciar ao mandato de presidente da Bolívia, para tentar evitar uma guerra civil, Evo Morales está agora no México com status de exilado político. Ele chegou ao país em um avião da Força Aérea Mexicana na madruga desta terça (12).

Os processos de oficialização dentro do governo mexicano devem durar 45 dias. De acordo com a Secretaria das Relações Exteriores já determinada a concessão do exílio ao agora ex-presidente boliviano.

Segundo informações obtidas pelo diretor da Fórum, Renato Rovai, junto a dirigentes do Movimiento al Socialismo (MAS), a decisão de Evo deixar a Bolívia não foi pessoal.
A decisão foi tomada porque se acreditava que a Força Especial de Luta contra o Narcotráfico, que é treinada por agentes norte-americanos do DEA (Drug Enforcement Administration) estariam se organizando para assassinar Evo.

A bordo

Já a bordo do avião militar mexicano e sob a proteção do país, Evo enviou uma mensagem ao povo Boliviano.

“Irmãs e irmãos, deixo para o México, gratos pelo destacamento do governo daquela cidade irmã que nos deu asilo para cuidar de nossas vidas. Dói sair do país por razões políticas, mas sempre estarei pendente. Em breve voltarei com mais força e energia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *