Suspeitos de coronavírus em Dourados estão isolados em casa

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), na última terça-feira (3/3) foram diagnosticados três casos suspeitos de coronavírus em Dourados. Duas dessas pessoas estiveram na Itália e passaram por Londres, na Inglaterra e a outra é uma pessoa próxima a elas.

No momento, os casos suspeitos estão isolados em casa. A data para o resultado dos exames ainda não foi definida.

Segundo o coordenador do Núcleo de vigilância epidemiológica de Dourados, Devanildo de Souza, “os pacientes tiveram os sintomas do coronavírus no 13° dia, sendo dor no corpo, secreção nasal, mal estar, mas com ausência de febre”, explica ele.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os atendimentos iniciais devem ser realizados nas unidades básicas de saúde e, após avaliação médica, serão indicadas ao isolamento para a realização de exames. Os casos de maior gravidade deverão ser encaminhados aos hospitais da Vida ou Universitário.

O Convid-19, popularmente conhecido como coronavírus, é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O seu período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem, que pode ser de 2 a 14 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, em modo geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas.

Sintomas do coronavírus

Os sintomas mais comuns encontrados nos pacientes diagnosticados com o coronavírus envolvem tosse, febre ou dificuldade de respirar. Alguns pacientes também apresentaram dores musculares e de cabeça, confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito.

Principais cuidados 

– lavar as mãos com água e sabão com frequência
– evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
– evitar contato próximo com pessoas doentes
– ficar em casa quando estiver doente
– cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

Foto: Eliel Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *