Presidente aconselha Ministro interino Pazuelo a ligar para Gilmar Mendes

Segundo informações a jornalista e comentarista do ‘Jornal das Dez’, Cristiana Lôbo, que acompanha de perto os bastidores do governo e a política brasileira, o presidente Jair Bolsonaro aconselhou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, a telefonar para o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A conversa, que aconteceu na nesta terça-feira (14), foi considerada cordial por Gilmar Mendes. Pazuello tentou mostrar as ações do governo e explicar a presença de militares no corpo técnico do Ministério da Saúde. “São 28 militares, mas são cinco mil civis em todo o ministério”, afirmou. O Ministro interino disse que há muitos equívocos na interpretação das ações do ministério sob seu comando.

O caso

No último sábado (11), por videoconferência, Gilmar Mendes disse que o Exército se associara a “um genocídio” e então o clima ficou tenso entre os dois. A fala se referiu à política do governo de combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil que, naquele dia, já havia atingido mais de 70 mil mortos pela Covid-19.

O ministro do Supremo tem sido crítico do número de militares da ativa ou da reserva no governo, mas especialmente no comando da política de saúde para enfrentamento da pandemia. Ele e outros ministros do STF estão convencidos de que Bolsonaro não gostou da decisão do Supremo que deu a estados e municípios o poder de definir as próprias regras de isolamento social.

Assim, considerada essa interpretação dos ministros, o governo federal entende que os resultados do enfrentamento à pandemia são responsabilidade dos governadores e prefeitos.

 

Com informações do site G1 / Foto: Nelson Jr/SCO/STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *