MS e mais 3 estados, além do DF, são alvos de operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal começou a cumprir, na manhã desta quinta-feira (27.08), 21 mandados de prisão –16 preventivas e cinco temporárias – e 67 de busca em apreensão. As ordens são parte da operação Pavo Real,que investiga uma organização criminosa dedicada à lavagem e ocultação de bens obtidos por meio do tráfico internacional de drogas.

Os mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal e em outros quatro estados: Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Rondônia. A operação também contou com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Receita Federal.

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas em fevereiro de 2019, com a finalidade de identificar a ocultação de bens e a movimentação de valores por um preso da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), com “vasto histórico criminal e condenações pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e posse ilegal de arma de fogo”.

A Polícia Federal afirma que, após o início das investigações, foi identificada a existência de uma organização criminosa voltada para a ocultação de bens obtidos com o tráfico internacional de drogas. O grupo seria, composto, em grande parte, por familiares do detento, incluindo a esposa, mãe, padrasto, filhos, genros, irmãos e sobrinhos. Todos foram detidos nesta quinta.

De acordo com as investigações, a organização era liderada pelo preso e seu filho e participou de disputas pelo controle do tráfico internacional de drogas na fronteira entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai, “em uma verdadeira ‘guerra’ contra facções e organizações rivais”.

A primeira fase da operação foi deflagrada em junho do ano passado. À ocasião, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em imóveis de alto padrão em Porto Velho, que teriam sido alugados pelo grupo criminoso para ficar mais próximo à penitenciária federal da cidade.

Nesses locais, os policiais também encontraram armas, munições e diversos documentos e  equipamentos eletrônicos que, segundo a PF, reforçaram o esquema de lavagem de capitais.

Com informações e foto: G1 e Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *