Ninho de tuiuiú na BR 262, tombado como patrimônio do Pantanal de MS, foi destruído pelo fogo

Um dos símbolos mais famosos da fauna e flora do Pantanal, um grande ninho de tuiuiú tombado como patrimônio paisagístico de Corumbá, a 428 km de Campo Grande, não escapou dos incêndios na manhã desta segunda-feira (28.09) e ficou destruído após ser atingido pelas chamas que a dias devasta parte do bioma.

O ninho que fica às margens da BR-262, logo depois da ponte sobre o rio Paraguai, no Porto Morrinho, está a cerca de 70 km da cidade. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma faísca provavelmente atingiu o ninho que foi tomado pelas chamas. Ele ficava em um ipê roxo, às margens da rodovia e ficou completamente queimado.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Moraes Tomas, não havia filhotes no ninho e aparentemente este não seria ativo esse ano. “Como não houve cheia, os animais geralmente não reproduzem nessa condição. Se o ninho estivesse próximo a locais com ambientes aquáticos, ainda com água e comida, talvez nidificassem”.

Em 2011, a árvore foi tombada por meio de um decreto que declarou ela como patrimônio paisagístico da cidade justamente por abrigar esse ninho.

Foto: PRF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *