Pescadores usando tarrafa são surpreendidos pela polícia ambiental

O rio Apa é um rio piscoso na fronteira com o Paraguai e envolve atenção especial da fiscalização, especialmente, no período de piracema, porque muitos pescadores praticam a pesca do lado do rio em território do País vizinho, em razão da facilidade de fuga. Durante o feriado que seria de Carnaval, equipes já haviam fiscalizado o rio Apa e também, desde a madrugada de hoje (18) iniciou-se outra operação com equipe de Policiais Militares Ambientais de Bela Vista.

Equipe em fiscalização no rio Apa

Cuidado maior é necessário principalmente porque o rio Apa ainda está com pouca água e os cardumes ficam mais vulneráveis. No clarear, a equipe subia o rio e avistou um pescador no lado paraguaio pescando com uma tarrafa. Com ele havia mais dois homens. Ao avistar a fiscalização, o infrator abandonou o petrecho ilegal e fugiu pela barranca do rio no território do país vizinho, juntamente com os outros dois homens, e não há possibilidade de perseguição, por ser outro país. A tarrafa e mais cinco anzóis de galho (petrechos proibidos) que os infratores iriam armar foram apreendidos.

A presença constante de equipes nessa região é fundamental para evitar a pesca predatória, mesmo com dificuldades de se efetuar a prisão dos elementos, devido à facilidade de fuga em território do país vizinho. Durante o patrulhamento os Policiais cortaram até agora mais 11 anzóis de galho que estavam armados no rio.

 

Fotos: PMMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *