Novo estudo sugere que ivermectina pode reduzir em 75% a mortalidade por Covid-19

Um novo estudo científico, já revisado por pares, aponta que o uso do vermífugo ivermectina pode reduzir em até 75% o risco de hospitalizações e mortes por Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. O remédio tem sido defendido pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), no combate à pandemia.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o estudo será publicado em breve no Frontiers in Pharmacology, um jornal científico americano considerado de baixa reputação entre a comunidade científica.

A pesquisa indica que as evidências de que a droga funciona são tão fortes que a ivermectina – usada tradicionalmente para tratar piolhos e sarna – deveria se tornar uma terapia padrão em todos os lugares, acelerando assim a recuperação global da pandemia.

O co-autor do estudo, professor Paul Marik, diretor de emergência e atendimento pulmonar da Eastern Virginia Medical School, nos Estados Unidos, disse ao Daily Mail que “os dados são impressionantes”. “Se usarmos ivermectina amplamente, nossas sociedades podem se abrir”, afirmou ele, sem explicar ao jornal como chegou às conclusões.

Além deste, outros estudos sugerem que a ivermectina é eficaz contra a Covid-19. Entretanto, na maioria dos casos, para chegar à conclusão, os levantamentos consideraram apenas os resultados em laboratório ou uma dose muito alta do medicamento nos pacientes, acima dos limites previstos em bula.

O uso demasiado da ivermectina pode causar lesões no fígado. Médicos recomendam a realização de exames para analisar a função hepática após altas doses do remédio.

Uma pesquisa do professor Andrew Hill, da Universidade de Liverpool, por exemplo, chegou à conclusão que o vermífugo reduz as taxas de mortalidade em cerca de três quartos nos pacientes com coronavírus.

O levantamento, porém, não foi publicado em nenhuma revista científica. O conteúdo foi disponibilizado no site Reserach Square, sem ser revisado por pares.

Os próprios pesquisadores dizem que as conclusões são preliminares e que devem basear estudos mais complexos no futuro. Um novo teste de ivermectina como tratamento Covid deve começar em breve na Universidade de Oxford.

Apesar disso, o virologista Hill chamou o novo estudo de “transformacional” na busca por uma terapia para o coronavírus. Suas descobertas, baseadas em dados de mais de 1.400 pacientes, foram publicadas em um vídeo postado no YouTube no qual Hill discute seus resultados em uma transmissão ao vivo.

“Se virmos essas mesmas tendências observadas de forma consistente em mais estudos, então este realmente será um tratamento transformacional”, disse Hill.

No estudo, apenas 8 de 573 pacientes que receberam ivermectina faleceram, em comparação com 44 indivíduos de 510 que morreram após receberem um placebo.

Diretora da Consultoria de Medicina Baseada em Evidências em Bath, Tess Lawrie convocou uma cúpula online de especialistas internacionais na semana passada para discutir os novos dados. Ele incluiu evidências de que o uso generalizado de ivermectina em partes da Índia e da América do Sul teria levado a uma grande redução de infecções e mortes.

Ao Daily Mail, a Agência Reguladora de Medicamentos e Saúde do Reino Unido disse estar ciente do estudo global sobre o uso de ivermectina para tratar Covid-19 e que suas evidências seriam revisadas.

 

Informações: Terra Brasil Notícias / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *