Carreta com 49 m³ de madeira ilegal é apreendida em Aparecida do Taboado e motorista do Paraná paga multa de R$ 14,6 mil

Policiais Militares Ambientais de Aparecida do Taboado deslocaram-se a Delegacia de Polícia Civil de Inocência na terça-feira (15), ao serem acionados por Policiais Militares de Paranaíba, que estavam trabalhando na operação Hórus, devido a  apreensão de um caminhão Tractor Volvo, com carreta bitrem, com placas de Mandaguaçu (PR), carregada com madeira que estaria sendo transportada com documentação irregular.

No local, a equipe da PMA constatou que a Guia Florestal (GF), que é o documento ambiental obrigatório, apresentada pelo motorista, além de vencida (sem valor), estava com informações falsas, tendo em vista que as placas do veículo e a rota não eram condizentes com o que constavam no documento.

A PMA realizou a cubagem da madeira e verificou mais uma incompatibilidade com as informações do documento, que era madeira sendo transportada acima do descrito no documento ambiental, o qual já não tinha valor, por estar vencido. No documento constava apenas 38,70 m³ de madeira, bem abaixo do encontrado no transporte que foi de 48,70 m³, ou seja, excesso de 10 m³, o que por si só já se caracterizaria o crime.

Os Policiais Militares Ambientais apreenderam o veículo e a carga. Eles autuaram administrativamente o motorista (47), residente em Mandaguaçu (PR), aplicando-lhe multa de R$ 14.610,00. O infrator também responderá crime ambiental. A pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção.

 

Fotos: PMA MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *