MS não terá mais o toque de recolher a partir de 23 de agosto, mas outras medidas restritivas continuam

O toque de recolher estará extinto a partir da próxima segunda-feira (23) em Mato Grosso do Sul, de acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Corrêa Riedel.  Após um ano e cinco meses de restrição de horário noturno, o toque de recolher vai até às 5h da próxima segunda-feira (23) em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

“A partir da próxima segunda, os estabelecimentos poderão funcionar em qualquer horário. Não terá mais limitação de horário a partir de segunda-feira. Permanece como está até segunda e a partir de então não terá mais a variável de horário relacionado as bandeiras”, afirma Riedel.

A decisão foi tomada em razão do avanço do processo de imunização em Mato Grosso do Sul, que contribui para a queda no número de casos confirmados, mortes, taxa de contágio e internações. A medida tem o apoio do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

“A gente precisa agora apontar novos caminhos no sentido de distensionar e flexibilizar algumas ações principalmente setores que tiveram de fato perdas importantes ao longo da pandemia”.

De acordo com o secretário, municípios tem autonomia para tomarem suas próprias decisões. Além disso, limitação da capacidade máxima em locais e protocolos de biossegurança como uso de máscara e distanciamento social permanecem obrigatórios.

A capacidade máxima em locais permanece conforme a bandeira de cada município: bandeira cinza 30%, vermelha 50%, laranja 70%, amarela 90% e verde livre.

O secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, apoia o fim do toque de recolher.

“Para a segurança pública, essa medida será bem-vinda caso ela ocorra, e a decisão seja tomada baseada em dados técnicos ao comitê em que esses números são avaliados pelo gabinete do prefeito”.

De acordo com Valério Azambuja, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) substituirá a ronda noturna do toque de recolher à outras funções.

“Logo as ações que estavam sendo feitas nesse período, serão direcionadas para a segurança escolar, segurança dos terminais, distribuição das vacinas e outras ações que a guarda possa atuar”.

 

Foto: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *