Nova base descentralizada d0 SAMU promete mais agilidade do atendimento na capital

Na manhã desta sexta-feira (18), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), inaugurou a 15ª base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), situada no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Com mais essa unidade será possível um melhor tempo resposta para o atendimento de mais de 50 mil pessoas de diferentes regiões. A Unidade de Suporte Avançado USA 04 conta com equipe de médico, enfermeiro e socorrista.

O coordenador do SAMU, Ricardo Rapassi, explica que a nova base está situada em um ponto considerado estratégico, o que facilita o deslocamento e confere mais celeridade no atendimento às ocorrências.

“Até então a viatura tinha que se deslocar da base central para atender as ocorrências em bairros como Jardim Aeroporto,  Nova Campo Grande, entre outros que ficam no entorno, o que levaria entre 15 a 20 minutos dependendo do horário do dia. Estando mais próximos, consequentemente o tempo de deslocamento é menor e a possibilidade de sucesso no socorro a uma vítima de acidente de trânsito ou a uma emergência clínica é muito maior”, diz.

O coordenador destaca que a base do Aeroporto deve atender não somente os bairros do entorno, mas como toda a região Imbirussú, Lagoa e também Segredo. A viatura com equipe de médico, enfermeiro e socorrista.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a inauguração da base representa uma conquista para toda a população e também para o serviço que teve diversos avanços nos últimos anos.

“Logo quando assumimos o SAMU tinha apenas nove viaturas em sua maioria com problemas de manutenção. O serviço chegou a ter apenas uma viatura em funcionamento.  Com planejamento, conseguimos superar as dificuldades e conseguimos renovar 100% da frota. Hoje o serviço conta com 14 viaturas operacionais, ou seja, disponíveis para o atendimento da população, além das reservas. Essa base, que é a 15ª, representa mais uma consquista e certamente vai beneficiar e muito à população”, diz.

O superintendente do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Wilson Brandt Filho, enalteceu a parceria com o Município, que também irá contribuir para dar um suporte aos milhares de passageiros que chegam a Campo Grande diariamente.

“Somente ano passado nós tivemos mais de 1 milhão de passageiros chegando ou saindo da cidade pelo Aeroporto. E eventualmente nós temos algumas ocorrências que necessitam de atendimento médico. Portanto, tendo o SAMU aqui próximo, mais contribuir para que essa pessoa que esteja necessite de uma assistência seja melhor atendida”, diz.

Wilson destaca ainda que a iniciativa do Município deve ser adotada como modelo para outras capitais e cidade do País. “Com a instalação dessa base Campo Grande sai na frente e pode e já pode ser considerada referência. É um serviço que será de extrema importância para todos”, comenta.

O convênio com a Infraero facilitou a implantação da base descentralizada, oferecendo a estrutura física conforme programa arquitetônico mínimo instituído pelo Ministério da Saúde. A base conta com repouso para equipe, copa, banheiros, almoxarifado, local apropriado para higienização de material e da ambulância. Tais exigências são exigências técnicas essenciais para a habilitação e a qualificação, o que já está em andamento.

SAMU Regional Campo Grande

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como finalidade o atendimento pré- hospitalar do paciente, visando a chegada precoce do socorro à vítima, estabilizando o quadro de saúde e, quando necessário, transportando para um serviço de maior complexidade para a continuidade do tratamento.

O SAMU Regional Campo Grande, inaugurado no ano de 2005 e Regionalizado em 2012, conta atualmente com 12 municípios vinculados à sua Central de Regulação Médica de Urgências. O serviço funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações médicas e envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192.

São 24 viaturas atuantes nos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Corumbá/Ladário, Aquidauana/Anastácio, Coxim, São Gabriel do Oeste, Camapuã e Rio Verde de Mato Grosso. Só na Capital, são 14 ambulâncias e 2 motolâncias para o atendimento à população.

Durante todo 2021, a central de regulação de urgência/ SAMU -192 recebeu 280.691 mil ligações telefônicas, resultando em 39.194 atendimentos realizados pelas unidades móveis do SAMU. A média de atendimento neste ano foi de 107 pessoas por dia, socorridas por este serviço.

Foto: Diogo Gonçalves/PMCG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *