Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morre aos 91 anos e Putin diz que ele teve um ‘grande impacto na história do mundo’

O presidente russo, Vladimir Putin, prestou homenagem nesta quarta-feira (31) ao ex-lider soviético Mikhail Gorbachev, que era crítico ao atual mandatário. Gorbachev morreu na terça-feira (30) aos 91 anos.

Nas palavras de Putin, o último líder da União Soviética teve “um grande impacto na história do mundo”.

“Mikhail Gorbachev é um político e um estadista que teve um grande impacto na evolução da história do mundo. Guiou o nosso país em um período de mudanças complexas e dramáticas, e de grandes desafios de política externa, econômicos e sociais”, afirmou Putin em um telegrama de condolências publicado pelo Kremlin.

Foi a primeira vez que Putin falou diretamente após a morte de Gorbachev – na terça-feira, o presidente russo havia enviado condolências através do Kremlin. Gorbachev foi um dos críticos mais contundentes do atual líder russo internamente, apesar de ter posturas alinhadas ao atual líder russo sobre a relação com países ocidentais.

O ex-líder soviético ficou mundialmente conhecido como o homem que acabou com a Guerra Fria sem violência, mas muitos russos o condenavam por ter iniciado as ousadas reformas de abertura (Perestroika e Glasnost) que levaram ao colapso da URSS, dando início a um período economicamente difícil para os países que dela se desmembraram.

Ele foi responsável por implantar o processo de abertura política na então potência comunista e por negociar com os Estados Unidos o fim da competição por armamento nuclear. Em 1990, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1990.

De acordo com o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências, onde Gorbachev estava internado, ele morreu ‘após uma doença grave e prolongada’.

Fonte: Portal G1 / Foto: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *