Campo Grande registra arco-íris duplo raro depois de chuva de quinta-feira

O fenômeno duplo é considerado raro porque ocorre apenas quando a luz do sol encontra gotículas maiores, e assim, acaba sofrendo a refração duas vezes

Foi depois de uma chuva rápida por Campo Grande, que o céu da capital “ganhou” um arco-íris duplo nesta quinta-feira (12). Logo, fotos e vídeos ganharam as redes sociais.

O fotógrafo Wilmar Carrilho também registrou o arco-íris na cidade, do bairro São Francisco. “Sol e chuva, arco-íris em CG”, afirmou o profissional.

Céu nublado e arco-íris duplo no céu de Campo Grande. — Foto: Francisco Júnior/Arquivo pessoal

Céu nublado e arco-íris duplo no céu de Campo Grande. — Foto: Francisco Júnior/Arquivo pessoal

Cliques do arco-íris em Campo Grande.  — Foto: Francisco Júnior/Arquivo Pessoal

Cliques do arco-íris em Campo Grande. — Foto: Francisco Júnior/Arquivo Pessoal

Chuva e sol

Nublado, desde a manhã, o céu de Campo Grande foi tomado por nuvens carregadas de chuva na tarde desta quinta-feira (12). A capital e outros 52 municípios da região sudoeste do estado, com Bonito, Dourados, Amambia e Laguna Carapã estão sob alerta de tempestade.

Na sexta-feira (13) e sábado (14), o dia será marcado por muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Mato Grosso do Sul. A mínima prevista é de 19°C e máxima de 27°C.

No domingo (15), a previsão é dia encoberto por nuvens e chuva isolada no estado. A umidade fica entre 50 a 90%.

Arco-íris duplo

O arco-íris é um fenômeno meteorológico que ocorre quando acontece um processo chamado refração. A luz solar encontra gotículas suspensas na atmosfera, e essa luz, que é branca, é dividida em espectros coloridos. O cenário geralmente acontece após chuvas, que deixam gotículas suspensas no ar.

O fenômeno duplo é considerado raro porque acontece apenas quando a luz do sol encontra gotículas maiores, e assim, acaba sofrendo a refração duas vezes. Nesse caso, um arco-íris aparece mais visível, e o outro, que sempre aparece acima dele, um pouco mais fraco. O segundo apresenta as cores invertidas do principal, como um reflexo.

Fonte: Portal G1 / Fotos: Wilmar Carrilho arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *