Circo usa cobra exótica em apresentação em MS e dono é multado em R$ 47 mil

Duas serpentes das espécies jiboia e píton foram apreendidas pela Polícia Militar Ambiental. Animais eram usados como atrativos durante apresentações.

O dono de um circo foi multado, na segunda-feira (13), em R$ 47 mil por usar duas cobras das espécies jiboia e píton durante apresentações circenses, em Amambai (MS). Na página do circo em uma rede social, as cobras eram expostas como atração em fotos junto aos espectadores.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) apreendeu a jiboia de aproximadamente 1,2 metro e a píton, considerada exótica, de 1 metro. As serpentes serão encaminhadas para o Centro de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande.

Proibição

O proprietário da empresa, morador de Vila Velha (ES), afirmou que não sabia da proibição de uso dos animais nas apresentações em Mato Grosso do Sul. A proibição consta na lei estadual 3.642/2009, que proíbe o uso de qualquer tipo de animal como atrativo.

No entanto, no Espírito Santo também é proibido o uso de animais em espetáculos circenses, conforme a lei estadual 9.399/2010.

O homem disse à polícia que adquiriu há três anos as serpentes, que são domesticadas, por doação de um amigo, que também é proprietário de um circo.

De acordo com a PMA, o suspeito vai responder por crime ambiental de introduzir espécime no país sem autorização, por causa da serpente exótica, com pena de três meses a um ano e por manter animais silvestres ilegalmente em cativeiro, pela jiboia, com pena prevista de seis meses a um ano de prisão.

Fonte: Portal G1 / Foto: reprodução redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *