Mais de 160 escolas fechadas em Campo Grande nesta quarta devido à greve nacional dos professores

Professores da capital aderiram ao movimento nacional, que tem como tema: ‘soberania se faz com educação pública e participação social’. Mesmo com chuva, profissionais foram às ruas em manifestação.

Junto ao movimento nacional, professores de mais de 160 escolas públicas de Campo Grande aderiram a greve nesta quarta-feira (26). Entre as reinvindicações, estão o pedido por melhores salários, revogação do novo Ensino Médio e adequação do plano de cargos e carreiras.

A prefeitura da capital informou, em nota, que “os pais e alunos foram comunicados antecipadamente e que a aula será resposta posteriormente, não havendo prejuízo ao aluno”.

Professoras foram às ruas pedir por melhores salários em Campo Grande.  — Foto: Caio Tumelero/TV Morena
Professoras foram às ruas pedir por melhores salários em Campo Grande. — Foto: Caio Tumelero/TV Morena

Professores de Campo Grande se uniram na praça Ary Coelho, na região central, e caminharam da avenida Afonso Pena até em frente à sede da prefeitura da capital. Na caminhada, palavras de ordem foram entoadas e placas pediam adequação do piso salarial, ajuste de carga horária e revogação do Novo Ensino Médio.

“A Rede Municipal de Educação de Campo Grande aderiu à greve nacional defendendo as pautas de valorização da educação pública do país. O fato é que a educação tem muito que avançar ainda, principalmente no cumprimento do piso salarial. A Reme acumula uma defasagem no piso 20h, que chega próximo aos 90%. Por isso, a educação vai parar! A atual legislação prevê um aumento de 40,57% no mês de maio e 10,3% no mês de outubro para o magistério da Reme. A prefeitura de Campo Grande precisa debater com a categoria, sobre o cumprimento da legislação”, pontua o presidente do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP-MS) , professor Gilvano Bronzoni.

Segundo a Rede de Ensino Municipal de Campo Grande (Reme-CG), das 205 unidades, 163 aderiram a paralisação nacional.

A secretaria municipal de Educação (Semed) também informou que as aulas voltam ao normal nesta quinta-feira (27). A Semed destacou que o dia de greve será reposto futuramente. De acordo com a secretaria estadual de Educação, apenas uma escola, no bairro Tarumã, em Campo Grande, aderiu a greve.

Fonte: Portal G1 / Fotos: Caio Tumeleiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *