Festival do Sobá movimenta hotelaria e divulga o turismo dos quatro cantos de MS

A Feira Central promove no 16º Festival do Sobá, em 2023, atrações inéditas.

Sob o tema: “Mais que um patrimônio, a cultura do MS”, a festa reunirá expressões artísticas não só de origem japonesa, mas também de cidades do interior do estado e de povos que exercem forte influência em nossa região, como os paraguaios, indígenas e gaúchos.

“Estamos trazendo manifestações culturais de Mato Grosso do Sul, e enaltecendo o povo pantaneiro, com o objetivo de agregar cada vez mais a cultura de MS nas festividades da capital e fomentar o turismo interno. Queremos o empoderamento de tudo o que é precioso para nós como Feira Central e campo-grandenses”, detalha Alvira Appel, diretora da Afecetur (Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande – MS), proponente do projeto do Festival do Sobá desde o seu nascimento, em 2006.

“Muitas vezes nós estamos prontos para desfrutar da nossa região, mas não sabemos exatamente onde buscar. Essa é uma oportunidade para troca de experiências e conhecer mais mostrar sobre os atrativos turísticos e culturais de Mato Grosso do Sul. Queremos que essa iniciativa seja contínua em prol do desenvolvimento regional e desejamos que cada vez mais gestores de cidades do interior se unam a nós com o objetivo de difundir as belezas culturais e turísticas da sua região. Dessa forma nós estaremos promovendo o estado e os empreendedores do turismo poderão colher esses frutos”, completa Alvira.

Movimentação gerada pelo Festival

A 16º edição do Festival do Sobá já está movimentando o turismo de Campo Grande. Somente no setor hoteleiro, cerca de 100 pessoas vindas do Japão, de São Paulo, Brasília e de cidades do interior de MS, envolvidas diretamente nas agendas da festividade, ocuparão acomodações na capital.

Uma das evidências da importância desse projeto, que ocorre anualmente na feirona, é a vinda de uma delegação de Okinawa a Campo Grande neste ano. As autoridades japonesas já confirmadas são o vice-governador de Okinawa, Yoshimi Teruya, além do representante do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto, da Divisão de Intercâmbio Internacional, do Departamento de Negócios de Viagens e do Conselho da Juventude da Província de Okinawa, entre outras entidades, e a cantora okinawense Megumi Gushi.

A delegação vem à capital sul-mato-grossense, onde passará dois dias exclusivamente para conhecer o Festival do Sobá e estreitar laços com a comunidade japonesa do estado. “O Japão vem entender como que, muitas décadas depois de seus filhos terem saído daquele país, um prato inspirado naquela região virou símbolo aqui e nome de uma festa tradicional. O sobá é tão importante para nós, e para eles também, que inclusive virou marca registrada no (INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Vamos receber esse título durante o Festival do Sobá”, compartilha Alvira.

De acordo com o presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Marcel Arakaki Asato, Campo Grande tem a 3ª maior colônia japonesa e a 2ª maior colônia okinawana do Brasil.

Regiões representadas – Além da delegação japonesa, o Festival do Sobá receberá uma comitiva de Miranda representando a região do Pantanal de MS abordar a vida do homem pantaneiro, um dos principais produtos turísticos do estado. Os convidados estarão à frente da Cozinha de Comitiva, executando pratos típicos que alimentam o pantaneiro na lida com o campo. Ao vivo, todos os dias, o público poderá aprender a fazer macarrão de comitiva e o verdadeiro carreteiro sul-mato[1]grossense no espaço da Cozinha Show.

Da região norte do estado o festival receberá o cantor Toninho. Ao cantar sobre o Taquari, o artista querido da região enaltecerá o “nortão” de turismo e pesca exuberantes, celebrando os rios que afloram no norte de MS. Toninho é um dos cantores mais antigos de Coxim e homenageia em seu trabalho o Cerrado brasileiro.

Da parte mais ao sul do estado, da cidade de Porto Murtinho, uma caravana com mais de 60 pessoas virá a Campo Grande para falar sobre essa região que se tornará a nova capital do escoamento do Centro-Oeste brasileiro por meio da Rota Bioceânica. “A região é pouco enxergada pela capital, mas tem grandes projetos econômicos e também projetos importantíssimos em prol da população local. É uma região importante e muito promissora que precisamos difundir mais”, reforça Alvira.

Funcionamento

A Feira Central abre de quarta a domingo, com funcionamento até meia-noite às sextas e sábados, e até às 23h às quartas, quintas e domingos. Mais informações podem ser conferidas nas redes sociais da feirona: @feiracentralcg.

O 16º Festival do Sobá é uma realização da Feira Central de Campo Grande em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundtur (Fundação de Turismo), Fundação de Cultura e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania). O evento ainda conta com apoio do Sebrae, da Dallas, da rede Assaí e da Sakura Alimentos.

Confira a programação completa do 16º Festival do Sobá

QUARTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO: 16h – Feira aberta 19h – Início da programação

Atrações:

  • Música com Eros e Lorenzo com Bia Boiadeira, Miti Miyashita e Helder Kohagura, João Pedro, Toninho de Coxim e Fábio Simones
  • Cerimonial com a presença de autoridades • Entrega de registro da marca do Festival do Sobá da Feira Central
  • Show com Trio Parada Dura

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO 16h – Feira aberta 19h – Início da programação

Atrações:

  • Dança Tradicional de Okinawa
  • Taiko – Kariyushi Eisa Daiko
  • Concurso Cosplay
  • Show com dupla internacional Okinawa Americana
  • Show com Laço de Ouro

SEXTA-FEIRA, 11 DE AGOSTO: 16h – Feira aberta 19h – Início da programação

Atrações:

  • Coral de Vozes de Nova Alvorada do Sul
  • Dança – Escola de Dança Harmonia e Grupo de taiko Raiden Daiko
  • Show com cantor Henrique Brabo
  • Apresentação dos campeões do 1º Concurso de Forró da Feira
  • Apresentação do CTG – Tropeiros da Querência

SÁBADO, 12 DE AGOSTO: 12h – ALMOÇO na Feira com Desfile de kimonos e suas histórias 19h – Início da programação

Atrações:

  • Danças – Grupo Sakura da Associação Nipo e Grupo D`Soul
  • Taiko – RKMD
  • Coral de meninas cantoras de Porto Murtinho
  • Orquestra de Violões de Porto Murtinho DOMINGO, 13 DE AGOSTO: 9h – Feira aberta para atividades comemorativas. Tema: Intergeracionalidade, com a Fundesporte 12h – ALMOÇO DE DIA DOS PAIS com Concurso de Karaokê – Cantora convidada: Mary Okabayashi e competição Jack and Jill 19h – Início da programação Atrações:
  • Grupo de dança da terceira idade AABB Idosos Saudáveis
  • Apresentação cultural paraguaia
  • Marlon Maciel e Grupo Trem Pantaneiro

 

Foto: Feira Central de CG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *