Conversa cultural e turística sobre Brasil, Paraguai e Rota Bioceânica acontece neste sábado na capital de MS

Evento conta com ciclo de palestras e apresentações culturais

O Brasil e o Paraguai, em especial, os sul-mato-grossenses e os paraguaios, partilham de diversos hábitos culturais como, por exemplo, tomar tereré, lanchar chipa e sopa paraguaia. A criação da rota Bioceânica promete, além de aproximar ainda mais estas culturas, incentivar o turismo e o fluxo econômico entre os países, e o “1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguay” se debruça especialmente neste tema.

O evento ocorre neste sábado, dia 19 de agosto, a partir das 8 horas, na sede da Colônia Paraguaia, em Campo Grande. A entrada é gratuita e a inscrição prévia no link https://forms.gle/Ueyxzy6qMmac92qh9 garante Certificado de Participação. O Encontro é uma realização da Associação Colônia Paraguaia (ACP) e uma correalização da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

De acordo com o diretor cultural da ACP, Ricardo Zelada, a intenção deste Encontro é afunilar a relação Brasil-Paraguai sob os aspectos do Turismo, da Cultura e da Economia, especialmente porque tratam-se de territórios estratégicos para a Rota Bioceânica. “Nosso grande objetivo é promover o fluxo turístico de Campo Grande e trabalhar o tema sob o aspecto de um circuito turístico integrando o Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Teremos palestrantes da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Assunção, da própria Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, e até mesmo da Prefeitura de Porto Murtinho, município importantíssimo para o desenvolvimento da Rota”, comenta.

A secretária de Turismo e Cultura de Campo Grande, Mara Bethânia, reforça sobre a importância dos projetos que incentivam o fluxo turístico para a Capital. “Este evento tem um papel significativo no fortalecimento das relações turísticas e culturais entre os dois países, oportunizando o diálogo, a troca de experiências e explorando a cultura paraguaia, que já é tão intrínseca aos nossos costumes”, afirma.

O superintendente de Turismo de Campo Grande, Wantuyr Tartari, completa. “O 1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguay contribui não apenas para a valorização da cultura dos dois países, mas também com as discussões referente ao desenvolvimento turístico e econômico entre as nações que fazem parte da Rota Bioceânica, pois há uma vontade política do Brasil e do Paraguai para que os processos de sinalização, acordos e demais trâmites sejam facilitados”.

Programação

A programação do evento começa com uma breve explanação sobre a Rota Turística – RILA – Rota Bioceânica, feita pelo diretor cultural da ACP, Ricardo Zelada, seguida pela palestra “Turismo em Campo Grande”, ministrada pelo superintendente de Turismo de Campo Grande, Wantuyr Tartari. Wantuyr atua há 24 anos na gestão pública de Campo Grande e, desses, 18 foram dedicados ao turismo. Foi professor com experiência de cerca de 14 anos e ganhador do Troféu Nacional Mérito & Talento (2018), promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo.

“Influências das Tradições Culturais Paraguaias em Mato Grosso do Sul” é o tema da palestra seguinte. Quem discorre sobre o assunto é Priscila Palhanos, professora de história, pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Unitoctum, mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) com a temática “Aspectos culturais dos paraguaios em Campo Grande/MS”.

À tarde, o ciclo de palestras se inicia às 14 horas, com explanação sobre o tema “Turismo em Porto Murtinho e Chaco Paraguaio – Colônias Menonitas”, com Ricardo José Zelada Cafure. O doutor em Desenvolvimento Local, Thiago Andrade Asato, palestra na sequência, a respeito do tema “Possibilidades de Turismo na Rota Bioceânica”. Asato é autor da primeira tese de Doutorado envolvendo o Turismo entre os pesquisadores dos quatro países da Rota Bioceânica, além de ser professor de Turismo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Administração na Novoeste.

O tópico abordado a seguir é “PEABIRU – Rota Guaranítica – Tape Aviru”, sendo abordado pela jornalista da União Continental Latino-Americana UCL e diretora da TAPE AVIRU Paraguai, Juliet Sarai.

Durante todo o evento, apresentações culturais de artistas sul-mato-grossense e paraguaios abrilhantam a programação do Encontro Turístico Cultural. Nomes como o da cantora de Assunção, Mirta Noemi Talavera, se apresentam para o público de forma totalmente gratuita.

E como grande destaque da programação, está a roda de “Terere Hape”, inspirada em um programa televisivo muito famoso no Paraguai, o “Terere Jere”. Na ocasião, apresentam-se quatro novos talentos da música: a harpista de Assunção (PY), Laurita; a cantora de San Pedro (PY), Ysapy; a também cantora Milagros Medina, de Concepción (PY); e a cantora de chamamé de Campo Grande, Patrícia Cantaluppi.

 

Fonte: PMCG / Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *