Estudantes de MS criam jogo em que cachorro ‘Marcão’ precisa combater vilão da energia elétrica: o gato

Eles ganharam de outros 122 grupos, de 14 estados, com o jogo “Sustenpata: Uma Aventura Eletrizante”

Dois estudantes de Mato Grosso do Sul desenvolveram um jogo educativo para ensinar práticas sustentáveis de energia elétrica para crianças e adolescentes. No “Sustenpata: Uma Aventura Eletrizante”, o cachorro Marcão precisa investigar as causas de uma crise energética na cidade fictícia e derrotar seu maior inimigo: o gato.

Marcos Paulo Santos Ferreira de Andrade, de 18 anos, e Murilo Melgarejo Nazário, 17, estão no último ano do Ensino Médio integrado do curso técnico em Informática, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Com a ajuda do professor Alexandre Soares da Silva, eles criaram do zero o jogo em apenas 3 meses.

Foi Marcos Paulo que recebeu um e-mail avisando sobre a competição e decidiu no mesmo instante participar. Então, chamou o amigo Murilo e juntos, procuraram um professor que topasse o desafio

“Eu criei a paixão pela programação desde que entrei no IFMS. Quando vi essa notificação da competição, encontrei o Murilo, e ai fomos em busca de alguém para ser nosso orientador”, explicou Marcos Paulo.

Como Alexandre já havia trabalhado com o assunto, a coordenação da escola o indicou e assim, o trio que trabalharia junto incansavelmente pelos próximos 3 meses, foi formado.

“Eles falaram que queriam entrar pra ganhar, então falei ‘vamos nessa”, disse o professor.

O trio ganhou de 122 equipes inscritas, de 14 estados diferentes, distribuídos por 49 cidades. Além de receberem um notebook, os estudantes agora vão concorrer a uma oportunidade de estágio de curta duração na área de Tecnologia da Informação do Operador.

Transmissão do Final GamethONS, pelo Youtube — Foto: Reprodução

Transmissão do Final GamethONS, pelo Youtube — Foto: Reprodução

“Tinha várias ideias legais, mas por causa do prazo, descartamos várias. E como se tratava de um jogo educativo, com muitas informações textuais, montamos uma estratégia para que não ficasse muito maçante”, explicou Alexandre.

A estratégia foi incluir muita ação e diálogos. O objetivo do jogo salvar a cidade fictícia de uma crise energética. Para isso, o personagem principal, o cachorro “Marcão”, precisa convencer todos os personagens da cidade a manter práticas adequadas e sustentáveis.

Já o grande desafio final, é combater o famoso vilão da energia elétrica: o gato.

Para reunir todas as informações necessárias, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prestou uma consultoria ao grupo, detalhando como funciona o sistema elétrico brasileiro.

“Acredito que pode servir de exemplo para mostrar que é possível fazer essas atividades como uma ferramenta de aprendizado ativo”,

Reconhecimento

Após meses de muito trabalho, os três se reuniram na escola para assistir a premiação, que foi on-line.

“Quando saiu o terceiro lugar, já ficamos em choque. Aí, saiu o segundo lugar. Pensamos, ‘não é possível’. Quando saiu o primeiro lugar pulamos, gritamos”, disse Marcos Paulo.

A partir de agora, os alunos pretendem continuar trabalhando em melhorias no jogo e divulgá-lo para crianças e adolescentes. O professor Alexandre também avalia implementar a criação do grupo em aulas regulares.

GamethONS

A 1ª edição do GamethONS foi realizada pela ONS, direcionado a estudantes e professores do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil. A iniciativa estimulava a criação de um game inédito, abordando os desafios do setor elétrico e visando as práticas sustentáveis.

Os vencedores foram anunciados em um evento virtual no dia 9 de agosto. Todos os jogos criados estão disponíveis para uso gratuito da sociedade no site do programa.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada por funcionários do ONS e representantes da Sincroniza Educação, empresa parceira do Operador na concepção e execução do projeto. Os critérios observados pelos avaliadores foram:

  • Adequação ao tema;
  • Usabilidade;
  • Originalidade de game design e recursos;
  • Coerência entre o projeto e o produto final.

Fonte: Portal G1 / Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *