Em dias de chuva, saiba como fazer o corte ideal para manter sua árvore segura

Para casos mais drásticos, Gerência de Fiscalização de Arborização, em Campo Grande, deve ser consultada. Em alguns casos, poda pode ser vista como crime ambiental.

Momentos de chuva e ventos fortes devem levantar alerta para as árvores. O olhar é o principal aliado para garantir a proteção aos terrenos, calçadas e fiação elétrica.

Antes que a chuva e ventos fortes cheguem, sair e olhar para a árvore é uma atitude que pode salvar vidas. O jardineiro e especialista em podas Antônio Carlos da Silva, de 53 anos, explica que a visualização da árvore pode prevenir muitos acidentes.

“Sair e olhar a árvore pode salvar vidas. Se um galho tiver seco, rachado ou até mesmo com risco de cair, o corte da árvore é mais que necessário. As pessoas ficam com medo dos galhos ou a árvore caírem com a chuva e ventania. Porém, deve ficar o alerta que, em Campo Grande, a poda só é permitida no modelo de manutenção”, compartilha Antônio.

De acordo com as regras expostas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), as podas ou cortes, sejam simples ou mais drásticas, devem ser autorizadas pelo órgão responsável.

Poda

Para realizar a poda, o morador de Campo Grande deve ir à Central de Atendimento ao Cidadão, que fica na rua Marechal Rondon, nº 2655. No local, o pessoa deve pedir para abrir um processo administrativo. Após este primeiro passo, um fiscal vai analisar a árvore, in loco, e emitir um laudo.

Antônio explica que este laudo é o documento que vai autorizar ou não a poda da árvore. Em casos de urgência, o morador deve procurar a Gerência de Fiscalização de Arborização. O contato pode ser feito pelo número (67) 4042-1323.

“Nós jardineiros somos autorizados a fazer apenas o corte de manutenção, conseguimos retirar galhos secos e podar as laterais e a parte da baixo da árvore. Este método chamamos de levantamento de copa”, detalha o jardineiro que atua no ramo há mais de 20 anos.

A chuva e o vento forte podem servir de alerta para atenção às árvores. Antônio comenta que árvores podres ou com galhos quebrados são riscos à população. A poda preventiva é a melhor saída.

“Na época de chuva e vento a atenção deve ser redobrada. As pessoas devem ficar atentas as suas árvores e acionar uma pessoa especialista o quanto antes. Nos casos mais drásticos, a Semadur deve ser contatada de imediato”, enfatiza o jardineiro.

Fonte: G1MS / Foto: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *