Justiça decidiu que comercial mostrando hambúrguer com aparência melhor do que o cliente recebe não é propaganda enganosa

McDonald’s e Wendy’s eram alvo de uma ação coletiva nos EUA que acusava os hambúrgueres das propagandas de serem muito diferentes dos entregues dentro das caixinhas aos clientes

Dois dos maiores nomes do fast food mundial foram inocentados em uma ação que acusa as empresas de propaganda enganosa. McDonald’s e Wendy’s eram alvo de uma ação coletiva nos Estados Unidos que acusava os hambúrgueres das propagandas de serem muito diferentes dos entregues dentro das caixinhas aos clientes.

Em outras palavras: dizia que as empresas praticavam propaganda enganosa.

Ao apresentar o caso do “Cheeseburger” do McDonald’s, o processo menciona que o sanduíche apresentado na foto do cardápio apresenta um hambúrguer grande o suficiente para que a carne chegue até a borda do pão / Reprodução

A ação foi aberta em 2022 e acusava as empresas de má conduta ao apresentar alimentos muito diferentes dos reais. O processo é repleto de imagens lustrosas dos itens do cardápio ao lado de fotos pouco apetitosas de clientes que reclamam da qualidade — e da aparência — dos sanduíches.

Na ação, McDonald’s e Wendy’s são acusadas de adotarem hambúrgueres mal passados nas fotografias para que pareçam maiores.

“Hambúrgueres totalmente cozidos tendem a encolher e parecer menos apetitosos”, cita a ação que reclama que os clientes “estão recebendo alimentos de valor muito inferior do prometido”.

Ao apresentar o caso do “Cheeseburger” do McDonald’s, o processo menciona que o sanduíche apresentado na foto do cardápio apresenta um hambúrguer grande o suficiente para que a carne chegue até a borda do pão.

Fotos de clientes, porém, mostram que isso não acontece nos restaurantes. “O hambúrguer é materialmente menor, tanto que não alcança a borda do pão”, cita a ação.

No caso do Wendy’s, o processo menciona o “Bourbon Bacon Cheeseburger”. A ação acusa a rede de fast food de “exagerar no recheio e na grossura do hambúrguer” nas fotos.

Nesse trecho, a ação acusa a empresa de usar carne mal passada nas fotografias e menciona que o hambúrguer das fotografias é 15% a 20% maior que a entregue aos clientes. Sem citar fontes, a ação cita que o tamanho da carne diminui 25% quando cozida.

Ação acusa Wendy’s de “exagerar no recheio e na grossura do hambúrguer” nas fotos / Reprodução

Não é diferente dos concorrentes

Apesar dos argumentos e das inúmeras fotos, o juiz federal Hector Gonzales inocentou o McDonald’s e o Wendy’s porque, segundo ele, a prática das duas empresas “não é diferente do uso de imagens visualmente atraentes por outras empresas”.

Para o juiz, a prática não é ilegal e é explicada para “promover associações positivas com seus produtos”.

Além disso, o juiz lembra que as duas redes de fast food fornecem “informações objetivas sobre o peso e o conteúdo calórico” dos sanduíches citados.

Procurados pelo portal de notícias CNN nos EUA, McDonald’s e Wendy’s não comentaram o tema.Luciana Amaral.

 

Fonte: CNN Brasil / Foto capa: Reprodução/ McDonald’s

 

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