Confira o horário do eclipse solar deste sábado na capital de MS

Fenômeno será visível em todo o Brasil e algumas regiões poderão observá-lo como anular

Neste sábado (14) um eclipse solar poderá ser visto de todo o Brasil.

Em alguns locais do Norte e Nordeste, o fenômeno terá visibilidade anular — como uma espécie de “anel de fogo” decorrente da posição entre Lua, Terra e Sol.

A anularidade poderá ser vista em regiões do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse anular.

No restante do país, o fenômeno será visível como parcial. O último eclipse anular do Sol aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto do Brasil.

O próximo, após o de 14 de outubro, ocorrerá em 2 de outubro de 2024.

Confira o melhor horário para observar o eclipse em Campo Grande, capital de MS:

  • Campo Grande (MS) – 15h43

Pode ver o eclipse a olho nu?

Não! Segundo informações da astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, “em hipótese alguma se deve olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de Raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro”.

É possível observar o fenômeno com segurança de maneira direta ou indireta, mas, na primeira opção, é indispensável o uso de um instrumento apropriado.

Lembre-se de que não adianta utilizar óculos de sol comum, celulares, chapa de raio-x e câmeras ou telescópios sem filtros apropriados.

Usando óculos para eclipses e visualizadores solares

Para visualizar o eclipse anular, use óculos certificados para eclipse ou um visualizador solar portátil. Separadamente, você pode observar o sol com um telescópio, binóculos ou câmera que possui um filtro solar especial na frente, que funciona da mesma forma que os óculos para eclipses.

“Você precisa de óculos para eclipse solar certificados em conformidade com ISO 12312-2. Existem muitos vendedores seguros online”, disse Alex Lockwood, líder de conteúdo estratégico e integração da Diretoria de Missões Científicas na sede da Nasa. “Não podemos enfatizar o suficiente o quão importante é obter um par de óculos para eclipse solar certificados e seguros para testemunhar este evento anular”.

Os óculos de sol não funcionam no lugar dos óculos para eclipses ou visualizadores solares, que são 100 mil vezes mais escuros e obedecem a um padrão de segurança internacional.

As lentes dos óculos para eclipse solar são feitas de polímero preto, ou resina infundida com partículas de carbono, que bloqueia quase toda a luz visível, infravermelha e ultravioleta, de acordo com a The Planetary Society. Óculos de sol não bloqueiam a radiação infravermelha.

Coloque os óculos para eclipse antes de olhar para cima e lembre-se de se afastar do sol antes de removê-los novamente. Fique sempre de olho nas crianças que usam óculos para eclipse para garantir que elas não os tirem enquanto olham para o sol.

Se você normalmente usa óculos, mantenha-os e coloque óculos para eclipses sobre eles ou segure um visualizador portátil na frente deles, de acordo com a American Astronomical Society.

Não olhe para o sol através de qualquer dispositivo óptico não filtrado – lentes de câmera, telescópio, binóculos – enquanto estiver usando óculos para eclipse ou um visualizador solar portátil, de acordo com a Nasa. Os raios solares ainda podem queimar através do filtro dos óculos ou do visor, dada a concentração que podem ter através de um dispositivo óptico, e podem causar graves danos aos olhos.

Também é possível usar filtros de soldagem para visualizar o eclipse com segurança porque o padrão de segurança internacional foi parcialmente derivado do uso de tais filtros para visualizar o sol.

Filtros de soldagem feitos de vidro temperado ou policarbonato revestido de metal e com número de tonalidade 12 ou superior permitem uma visualização segura, mas muitos consideram a tonalidade 13 ou 14 a melhor e semelhante ao uso de óculos para eclipse, de acordo com a American Astronomical Society. O sol apenas aparecerá verde em vez de laranja-amarelado ou branco. Esses filtros geralmente não estão nas prateleiras das lojas de suprimentos, mas podem estar disponíveis online.

Capacetes de soldagem com escurecimento automático ou ajustáveis não são recomendados porque podem não escurecer rápido o suficiente para ver o sol.

 

Fonte: CNN Brasil / Foto: Costfoto Barcroft Media via Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *