Confira 10 árvores que você pode plantar em sua calçada e ter boa sombra

Especialista explica que as árvores equilibram a temperatura e deixam o ambiente mais oxigenado.

Mato Grosso do Sul enfrenta há semanas uma onda de calor que tem elevado as temperaturas em até 40 ºC, conforme divulgou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para ajudar a aliviar o calorão, o doutor em biologia José Milton Longo, listou 10 árvores que você pode plantar em sua calçada para ter sombra.

As temperaturas elevadas são comuns nessa época do ano, com a aproximação do verão, e acaba sendo intensificada pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño – fenômeno que aquece as águas dos oceanos.

As árvores, além de dar sombra ao ambiente, embelezam, refrescam, oferecem abrigo aos animais e melhoram a qualidade de vida de quem vive no local. No entanto, o especialista ressalta que no momento da escolha da espécie para plantar em sua calçada é importante escolher árvores que não danifiquem o calçamento ou a fiação elétrica.

“Tem algumas espécies que são recomendadas de médio e grande porte para áreas de calçamento. Os cuidados com a fiação também são essenciais no momento da escolha da árvore para plantar no quintal para não ter transtornos a longo prazo”, diz o especialista.

Jacarandá mimoso é indicado para ter sombra — Foto: Reprodução

Jacarandá mimoso é indicado para ter sombra — Foto: Reprodução

O especialista esclarece que as árvores desempenham importante papel na melhoria da qualidade de vida da população, principalmente no que se refere ao conforto ambiental. Além de colaborarem para moderar e refrescar o calor do asfalto e das construções, as árvores ajudam a reduzir o dióxido de carbono dos carros, melhoram o escoamento das águas e enchentes.

Longo preparou uma lista com espécies nativas da Mata Atlântica, Pantanal e do Cerrado:

  1. Oiti
  2. Ipes
  3. Pau-brasil
  4. Jacarandá-mimoso
  5. Cássia Imperial
  6. Angico
  7. Tarumã
  8. Jequitibá
  9. Cerejeira
  10. Pitangueira

Fonte: G1MS / Foto capa: PMCG arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *