No próximo ano, MS terá curso gratuito na área da Tecnologia da Informação

Ao todo serão 450 vagas distribuídas para cinco municípios. As inscrições já estão abertas

Curso técnico para atuar na Tecnologia da Informação será ofertado gratuitamente em Mato Grosso do Sul. Tudo por meio do programa Voucher Desenvolvidor, parceira do Sebrae com o governo do Estado. Ao todo serão 450 vagas para cinco municípios sul-mato-grossenses. Para criar a grade curricular para formar “técnico em desevolvimento de sistemas”, empresários foram ouvidos.

O curso terá duração de um ano com início previsto para fevereiro que vem. O público alvo são estudantes da rede pública de ensino, mas a oportunidade de estenderá também para o restante da população, independente da idade.

Wanderley Terra é um exemplo de que nunca é tarde para trocar de profissão. Na juventude ele sonhava em trabalhar com a tecnologia, mas por circunstâncias da vida cursou medicina veterinária. Porém, há pouco mais de um ano, decidiu que era hora de tirar a poeira daquele sonho antigo e colocá-lo em prática.

Hoje, aos 51 anos, avalia por onde vai seguir, já inserido na nova área de trabalho. “Eu gosto do back-end, que é a parte mais, que fica por trás da tela, mas a agora a gente tá trabalhando com over-front, pra poder entregar o projeto na semana que vem e eu to gostando também, a gente navega entre as áreas, vai aprendendo de tudo aqui”.

Professora do curso, Enilda Mendes explica que dentro da TI há um leque de opções. “[A pessoa] pode trabalhar como desenvolvedora, criar um sistema, ‘ah, eu não me identifico muito só com a parte de desenvolvimento’, então pode ser só analista de requisitos, pode ser a pessoa responsável por conversar com o cliente sobre o problema”, exemplifica.

“Pode ser a pessoa responsável somente pelo banco de dados, pode ser uma pessoa responsável por conectar a parte do front com o back-end, pode ser a pessoa responsável por testar e também pode ser uma gerente de projetos”, completa.

Aluna do curso, Thays Martines, fala como aprender tudo na prática abriu caminhos para ela no mercado de trabalho. “Eu gosto muito da área de análise de requisitos, que é onde a gente pode organizar a documentação, inclusive já comecei um estágio. Graças aqui e ao curso que a gente faz bastante network e ajuda a gente a procurar vagas de emprego”.

De acordo com o diretor regional do Senac-MS, Vitor Mello, é importante que os interessados realizem o quanto antes a inscrição para participar do curso, (veja aqui o link). Como as vagas são limitadas, uma seletiva será realizada para que os 450 futuros alunos sejam escolhidos.

“As inscrições estão abertas, é importante que as pessoas façam inscrição rapidamente, elas vão ficar abertas até o dia 19 de janeiro e quem estiver apto então, feito a inscrição, participado do processo seletivo e evidentemente o curso de desenvolvedor de sistemas do Senac”.

Critérios

Poderão participar desse processo seletivo pessoas que tenham renda percapta familiar de até 2 salários mínimos e que sejam:

  • Estudantes regularmente matriculados nas instituições públicas de ensino de Mato Grosso do Sul, nas séries do ensino médio (1º, 2º ou 3º anos), desde que em 2024 estejam matriculados, no mínimo, no 2º ano do ensino médio.
  • Pessoas que estejam concluindo o ensino médio em 2023 e/ou que já tenham concluído o ensino médio, na rede pública ou privada.
  • Por renda percapta familiar entende-se a soma de todos os rendimentos dos membros da família, residentes no mesmo local, dividido pelo total de membros da família.

Fonte: PPMS / Foto: Willian Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *