Acidentes com aranhas venenosas mais de 50% em Campo Grande ano passado

Um adolescente autista, de 14 anos, que foi picado por uma aranha-marrom fez um alerta nas redes sociais: ‘limpem o quintal para a aranha não picar’.

O número de acidentes com aranhas venenosas cresceu 52% em Campo Grande, em 2023, segundo os dados disponibilizados ao g1 pela secretaria municipal de Saúde (Sesau). Ao comparar os números de ocorrências, em 2022 foram 34 casos, no ano passado, 52.

Uma das pessoas que foram picadas recentemente por uma aranha venenosa foi o Christian Ferreira Ávila, de 14 anos. Após ser picado, o menino foi nas redes sociais e deixou um recado aos moradores: “pessoal vou dar uma dica, limpem o quintal, por favor, para aranha não picar”. Assista ao vídeo acima.

Christian, que é autista, foi picado por uma aranha-marrom, como a madrasta dele comenta. O menino estava retirando o lixo de casa, no momento em que foi picado. De acordo com a Sesau, a última ocorrência com este tipo de aranha ocorreu em 2018, em Campo Grande.

Logo depois de ser picado, o menino passou a reclamar de dores intensas no dedo. Christian foi levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Aero Rancho, quando recebeu atendimento médico e gravou o vídeo dando o alerta.

“Nós achávamos que ele tinha batido. A gente não fez nada do diferente. Achei que poderia ter sido por conta do videogame. Como ele não está acostumado a mexer no controle, o músculo poderia ter ficado tensionado. Depois, a mão dele ficou roxa”, explica a madrasta de Christian, Zaparolli Reh.

O roxo na mão foi o alerta para que o menino fosse ao posto. Chorando de dor, a família só descobriu que o menino tinha sido picado pela aranha com o resultado de um exame de sangue.

No posto, o menino recebeu atendimento, tomou remédios e teve antibióticos prescritos. Mesmo cinco dias após a picada, o dedo do menino continua inchado.

Orientações em caso de acidentes com aranhas

O que fazer caso seja picado por aranha:

  • Lave bem o local;
  • Se possível, mate a aranha e coloque-a em um frasco com álcool (para preservar);
  • Vá imediatamente a um hospital (se possível, especializado) e leve o animal para mostrar ao médico;
  • Enquanto não consegue atendimento, mantenha o membro onde foi a picada elevado, para diminuir a circulação sanguínea no local;

O que não fazer caso seja picado por uma aranha:

  • Não tampe ou faça torniquete (pode piorar a situação ao invés de preservar);
  • Não tentar sugar o veneno (ele se espalha muito rápido e de forma difusa pelo corpo, não é uma medida considerada eficaz e pode causar infecções).

Fonte: G1MS / Foto: Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *