Altas temperaturas faz Brasil atingir mais de 1,6 milhão de casos de dengue em 2023

As altas temperaturas e a maior incidência de chuvas podem aumentar a proliferação do mosquito transmissor, saiba como prevenir

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, houve um aumento de 16,8% dos casos prováveis de dengue no país em 2023, com mais de 1,6 milhão de notificações. O aumento da temperatura e o acúmulo de água da chuva no verão favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Para que isso não se repita neste ano, é importante conscientizar a população. De acordo com Jeferson de Andrade, pesquisador de Desenvolvimento de Produto e Mercado da BASF, a colaboração da sociedade tem papel fundamental no combate ao mosquito: “Medidas simples, como o uso de telas em portas e janelas, areia nos vasos de plantas e a manutenção de ambientes livres de entulhos, são cruciais”.

O pesquisador ainda destaca alguns pontos importantes sobre a reprodução e os locais utilizados como criadouros do inseto. “O Aedes aegypti pode depositar seus ovos em qualquer tipo de recipiente, embalagens e até no lixo descartado incorretamente. Por isso, é importante eliminar objetos com água parada independentemente da exposição ao sol. As piscinas podem se tornar criadouros potenciais, por isso é altamente recomendado que elas sejam esvaziadas quando não estiverem em uso, ou tratadas de forma adequada após as chuvas”.

Confira algumas dicas para manter sua casa protegida do mosquito da Dengue:

Manutenção e controle da água parada

  • Remova todos os recipientes que possam acumular água em sua propriedade, como vasos, pratos, pneus velhos, garrafas e latas vazias.
  • Esvazie piscinas sem uso regularmente.
  • Certifique-se de que as caixas d’água estejam bem vedadas, sem frestas que possam permitir a entrada de mosquitos.
  • Adicione cloro em piscinas e outros produtos para evitar o desenvolvimento das larvas.
  • Instale telas em portas e janelas para impedir a entrada dos mosquitos adultos.
  • Mantenha o quintal limpo, eliminando folhas e detritos que possam acumular água.
  • Coloque uma camada de areia nos vasos de plantas para evitar o acúmulo de água e criar uma barreira contra a reprodução do mosquito.
  • Faça inspeções regulares em sua propriedade para identificar e eliminar potenciais criadouros.
  • É fundamental adotar práticas de prevenção contínuas para interromper o ciclo de vida do Aedes aegypti

Além disso, vale mencionar que no fim de dezembro, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O Brasil passa a ser o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, o imunizante já está disponível em clínicas privadas deste julho do ano passado.

Fonte: CNN Brasil / Foto: SES divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *