Voo Congonhas-Bonito, rota aérea 100% carbono neutro, completa 2 anos

Destino faz parte dos roteiros personalizados da operadora de viagem da companhia aérea

Localizado a cerca de 280 km de Campo Grande (MS), Bonito se tornou referência mundial em turismo responsável e sustentável. Considerado polo de ecoturismo, o município destaca-se como o principal da região turística Bonito – Serra da Bodoquena, que é destino de ecoturismo e turismo de aventura. A região é local ideal para quem quer se aventurar, se aproximar da natureza e aproveitar o turismo sustentável.

Segundo pesquisa do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), o ano de 2023 foi a melhor temporada de turismo desde 2015, chegando à marca de 300 mil turistas que visitaram o município. Para 2024, a expectativa é alta, pois terá a abertura para visitação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e também a pavimentação da Estrada do 21 (MS-345), que vai reduzir a distância entre Campo Grande e Bonito em 40 km.

Desembarque do primeiro voo da rota Congonhas-Bonito (Silvio de Andrade)

Rota 100% carbono neutro da GOL completa 2 anos 

No último dia 2 de dezembro de 2023, a GOL Linhas Aéreas e sua parceira, a climatech Moss, comemoraram 2 anos da segunda rota 100% carbono neutro do País: Congonhas-Bonito-Congonhas. Em 2/12/2021, a GOL inaugurou essa rota que, para além de inédita, já nasceu sustentável: nos voos entre São Paulo e a cidade de Mato Grosso do Sul, a Companhia e a Moss assumem a compensação total de carbono, sem nenhum custo adicional a quem escolhe a companhia para voar. Um presente aos passageiros, um cuidado urgente para com o planeta.

Dois anos após o lançamento da rota, foram neutralizadas 5.900 toneladas de CO2e (tCO2e) nos voos de ida e volta entre Congonhas (CGH) e Bonito (BYO), paraíso sustentável de ecossistema incomum e rara beleza – o equivalente a 845.957 árvores preservadas por um ano, ou ainda à preservação de 1.783 campos de futebol (padrão FIFA).

Com a iniciativa da GOL + Moss, ambas as empresas assumem o custo da compensação total de CO2 de todos os voos da rota Congonhas-Bonito-Congonhas, doando aos passageiros e à tripulação presentes nos trajetos o certificado da compensação individual de carbono. Como acréscimo, há um convite: se for do interesse do Cliente, ele pode comprar o MCO2 – primeiro token verde totalmente global registrado em blockchain – para neutralizar os demais trechos que compõem sua viagem.

A primeira rota 100% carbono neutro do Brasil é Recife-Fernando de Noronha-Recife, também uma iniciativa da GOL e Moss, lançada em setembro de 2021, e está temporariamente suspensa devido às obras no aeroporto do arquipélago pernambucano.

Desde o lançamento da iniciativa #MeuVooCompensa, em junho de 2021, até dezembro de 2023, foram compensadas 51.900 toneladas de CO2e (tCO2e) de maneira voluntária pelos clientes, por clientes corporativos que voam GOL (empresas que compensam os voos de seus colaboradores) e nas rotas carbono neutro da GOL (Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito). Esse montante equivale a 12.941 hectares de floresta nativa preservados por um ano, ou a 7.441.558 árvores preservadas por um ano, ou ainda à manutenção de 15.687 campos de futebol (padrão FIFA).

“As ações em parceria com a GOL Linhas Aéreas são sempre muito importantes para Bonito, um destino que é referência mundial em ecoturismo. Ter uma conexão direta com o aeroporto de Congonhas (SP) operada pela GOL, uma companhia que tem compromisso com o meio ambiente, é motivo de satisfação já que o voo Bonito – Congonhas é a segunda rota 100% carbono neutro do Brasil. Esperamos continuar e estreitar cada vez mais essa parceria salutar com a GOL”, acrescenta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Turismo Responsável da região turística Bonito/Serra da Bodoquena: referência em ecoturismo e turismo de aventura

A preservação ambiental, a gestão pública focada na sustentabilidade e a capacidade de carga controlada são destaques do destino. O voucher único, sistema desenvolvido pelo município de Bonito para monitoramento da capacidade de carga e que é modelo no mundo todo, é um dos responsáveis pela organização da atividade aliado à profissionalização da gestão e equipamentos turísticos.

Suas principais atrações (mais de 40 atrativos) são as belíssimas paisagens naturais, as flutuações e mergulhos em rios de águas cristalinas, praias de água doce, cachoeiras, grutas, cavernas, dolinas, abismos, fauna e flora exuberantes e esportes de aventura. Se um atrativo não pode operar por questões de segurança e visibilidade, como ocorre em qualquer chuva intensa, existem outras opções em perfeitas condições para que o turista possa desfrutar de um passeio tão incrível quanto o outro.

Além das belezas naturais reconhecidas mundialmente e da preservação da natureza, o destino investe constantemente na inovação e sustentabilidade da região turística, além de boas práticas no atendimento ao turista como implantação do Sistema de Gestão de Segurança em grande parte dos atrativos, acessibilidade e capacitações para atendimento aos diversos públicos (como o 60+) e segmentos (como LGBT+).

O destino e seus atrativos já conquistaram diversos prêmios nacionais relativos à sustentabilidade, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, valorização do Patrimônio Natural e gestão no turismo. Bonito foi eleito por 17 vezes o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil pelos leitores da revista especializada Viagem e Turismo, uma das principais publicações de turismo do país e também já ganhou o prêmio de turismo responsável, o World Responsible Tourism Awards (na WTM Londres), em 2013.

 

Texto: Débora Bordin e Gol Linhas Aereas

Foto: Pref. Bonito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *